Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
CETD     UFSC     PPSI     0041    
Autor Principal Moraes, Adão de Souza
Demais autores Vieira, Mauro Luis.
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Título Principal Análise estrutural e funcional da brincadeira de criança em idade pré-escolar [dissertação] / Adão de Souza Moraes ; orientador, Mauro Luís Vieira. -
Publicação Florianópolis , 2001 .
Descrição Física [116] f. : tabs. + anexos.
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas.
Bibliografia : f. 112-115.
Notas de Resumo A presente pesquisa teve como objetivo investigar como a brincadeira de pré-escolares se estrutura e qual a função desse comportamento para o seu desenvolvimento, tendo como referencial a Etologia. Observou-se o comportamento de 40 crianças entre 4 e 5 anos de idade, durante atividades de recreação livre, em duas escolas (pública e privada). A coleta de dados foi realizada durante o ano 2000, através da técnica de observação amostragem de tempo. Constatou-se que: as crianças mostraram maior número de intervalos em brincadeira (cerca de 75% do total de intervalos) do que outras categorias de comportamento ('outras atividades', 'observação' e comportamento agonístico); durante a brincadeira, as crianças apresentaram maior número de intervalos em atividades relacionadas com brincadeira de faz-de-conta; maior número de intervalos em brincadeira cooperativa; meninos preferiram brincar com maior número de parceiros do que as meninas em cada evento de interação lúdica; crianças de todos os grupos usaram objetos durante a maior parte dos eventos de brincadeira; constatou-se que não houve diferenças significativas entre as duas escolas e o sexo das crianças. Através de análise qualitativa, em muitas situações, embora o conteúdo da brincadeira foi similar, meninos e meninas apresentaram diferentes formas de brincar. Conclui-se que a brincadeira é uma excelente oportunidade para a criança exercitar o desenvolvimento físico e social e que a Etologia pode contribuir de forma significativa para explicar as manifestações da brincadeira nos seus aspectos funcionais, causais, filogenético e ontogenético.
Numero de Controle local 177260
Número controle Bibliodata (BIBLIODATA) SC000549046
Assuntos Psicologia
Educacao pre-escolar
Crianças - Desenvolvimento
Recreação em grupo - Aspectos sociais
Jogos - Aspectos sociais
Diversões - Aspectos sociais