Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
CETD    UFSC    PPSI    0048   
Autor Principal Lemos, Elisabeth Flor de
Demais autores Schulze, Clelia Maria Nascimento.
Gonçalves, Lúcia H. Takase (Lúcia Hisako Takase)
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Título Principal Atitudes de mulheres na terceira idade frente à sua sexualidade [dissertação] : narrativas de clientes no Serviço de Ginecologia do Hospital Universitário - UFSC / Elisabeth Flor de Lemos ; orientadora, Clélia Maria Nascimento Schulze, co-orientadora, Lúcia H. Takase Gonçalves. -
Publicação Florianópolis, 2001.
Descrição Física [130] f.
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Inclui bibliografia.
Notas de Resumo O estudo, através da abordagem exploratório-descritiva e interpretativa, foi realizado com vinte mulheres, com 60 anos ou mais, durante a consulta de enfermagem para realização do exame preventivo de câncer ginecológico. O objetivo geral foi compreender os componentes cognitivo, afetivo e comportamental das atitudes, frente à sua sexualidade, levando em conta nas suas narrativas, as experiências passadas e presentes. O marco teórico-conceitual está alicerçado em atitudes, narrativa e memória coletiva dentro da psicologia social. Os "Anos Dourados", época em que a mulher estudada viveu sua juventude também foi enfocado. Os resultados e análise das narrativas destas mulheres sobre suas lembranças da época que eram jovens, mostraram no elemento cognitivo, que elas desconheciam a menarca, a virgindade, a noite de núpcias, o corpo masculino... Na terceira idade, seu pensamento voltou-se para as mudanças no comportamento dos jovens e na visão assexuada da velhice. No componente afetivo, em sua juventude, as mulheres avaliaram negativamente a primeira experiência sexual; e ao descobrirem o que lhes agradava e desagradava, a resposta emocional se tornou mais positiva. Na terceira idade, a avaliação emocional relativa à sexualidade, tendeu para a negatividade ao expressarem a perda e repressão da libido. Quanto ao componente comportamental, quando jovens, abordaram sobre a distância física no namoro e a não aceitação de determinadas práticas sexuais no casamento. Atualmente na terceira idade, a tendência foi para a submissão e privação sexual. As atitudes dessas mulheres refletiram uma sexualidade apoiada no modelo aprendido social e culturalmente; onde os papéis multifacetados, como o lar, os filhos, o marido, a maternidade e o casamento, serviram de base para a vivência de sua sexualidade.
Numero de Controle local 179470
Número controle Bibliodata (BIBLIODATA) SC000557863
Assuntos Psicologia
Psicologia social
Sexo (Psicologia)
Mulheres - - Comportamento sexual
Mulheres - Atitudes
Terceira idade