Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
CETD     UFSC     PPSI    0061   
Autor Principal Lisbôa, Márcia Lucrécia
Demais autores Crepaldi, Maria Aparecida, orientadora
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Título Principal Dizendo adeus [dissertação] : efeitos terapêuticos do ritual de despedida na iminência da morte, em familiares de pacientes com prognóstico reservado / Márcia Lucrécia Lisbôa ; orientadora, Maria Aparecida Crepaldi. -
Publicação Florianópolis , 2002.
Descrição Física xi, 112 f. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Bibliografia : f. 105-110.
Notas de Resumo Estudo dos efeitos terapêuticos do ritual de despedida na iminência da morte, em familiares de pacientes com prognóstico reservado, internados no Hospital Universitário da UFSC. Participaram oito famílias. Coleta de dados em duas etapas: no pré-óbito, acompanhando o familiar no processo de despedida, e no pós-óbito, fazendo uma entrevista com o familiar entre 1 e 2 meses após a morte do paciente. Constatou-se que o modo como os familiares se despediram abrangeu a comunicação verbal e não-verbal, a religião, a "liberação", o "estar junto", trazer outros familiares e a despedida do próprio paciente. Todos se manifestaram favoráveis à realização do ritual, destacando a oportunidade de aprendizado, o privilégio de participar de um momento especial, a importância da orientação psicológica e da qualidade anterior do relacionamento. Como dificuldades, colocaram os sentimentos de pena, tristeza, angústia e falta de coragem. Entre os efeitos, estão o conforto e a tranqüilidade, o alívio da sensação de impotência, de culpas e da tristeza, a ajuda na aceitação da morte e na recuperação da família, a aproximação entre os familiares e o paciente, a abertura da comunicação entre eles, a melhoria de condições para elaborar o luto, a redefinição dos relacionamentos com a pessoa ainda em vida, sendo que esta também se beneficia dos efeitos.
Numero de Controle local 181042
Número controle Bibliodata (BIBLIODATA) SC000572250
Assuntos Psicologia
Morte - - Aspectos psicologicos
Ritos e cerimonias funebres
Familia - Aspectos psicologicos