Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
CETD     UFSC     PPSI    0054   
Autor Principal Gnecco, Flávia Martins Barreto
Demais autores Zanelli, Jose Carlos, orientador
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Título Principal A liderança nas organizações que aprendem [dissertação] : uma análise comparativa entre a teoria e a prática da Olsen / Flávia Martins Barreto Gnecco ; orientador, José Carlos Zanelli. -
Publicação Florianópolis , 2001.
Descrição Física viii, 87 f. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Bibliografia : f. 80-84.
Notas de Resumo A pesquisa trata da liderança nas organizações que aprendem e tem como principal objetivo identificar semelhanças e diferenças entre o perfil das chefias de uma empresa de SC e o quadro conceitual de liderança de uma organização voltada para o aprendizado, sendo Senge o autor escolhido enquanto principal referencial teórico. A pesquisa é do tipo qualitativa, e para a coleta de dados foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas, realizadas com doze líderes na organização. Após as entrevistas foi realizada uma comparação dos dados com os pressupostos teóricos de Senge, que foram sintetizados em indicadores referentes aos papéis e as habilidades estratégicas do líder. Ao tratar as categorias principais de análise, constatou-se que foram citados todos os indicadores do modelo baseado em Senge, de maneira mais abrangente e diversificada, pelos líderes executivos. Os líderes de linha destacam o papel de regente e professor, com as habilidades estratégicas relacionadas a estes (papéis). Os referidos papéis e habilidades estratégicas do líder de uma organização que aprende são percebidos como existentes na organização, embora muitas vezes de forma parcial, sendo que uma mesma pessoa não se aproxima, de forma mais global, do perfil. Tal diversificação entre os líderes executivos traz a necessidade de conciliação das suas percepções sobre habilidades e papéis, para que possa efetivamente ocorrer a aprendizagem na organização.
Numero de Controle local 181636
Número controle Bibliodata (BIBLIODATA) SC000578682
Assuntos Psicologia
Liderança - Administração