Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
CETD     UFSC     PPSI    0051   
Autor Principal Gugik, Michèlle Domit
Demais autores Ferreira, Marcos Ribeiro, orientador
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Título Principal Profissionais do sexo [dissertação] : um estudo sobre suas condições de trabalho / Michèlle Domit Gugik ; orientador, Marcos Ribeiro Ferreira. -
Publicação Florianópolis , 2001.
Descrição Física 141 f. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Bibliografia : f. 121-125.
Notas de Resumo Pesquisa de desdobramento e análise do material coletado por alunos da graduação do curso de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina, referente ao fenômeno da prostituição na cidade de Florianópolis/SC. A premissa do trabalho dos alunos da graduação era determinar as condições de trabalho das profissionais do sexo que atuam em boates e ruas da região central da cidade. Foi observado, pelo período de um ano, o ambiente dos locais de trabalho das profissionais do sexo, bem como, foram realizadas entrevistas com as mesmas. O material foi organizado pela autora que, apoiando-se metodologicamente na análise do discurso, buscou delinear um perfil psicológico, social e econômico das prostitutas através do registro - anteriormente obtido pelos graduandos - do seu cotidiano profissional; perfil, o qual objetivava ressaltar a influência das condições materiais e ideológicas, historicamente construídas, presentes na formação da consciência das profissionais do sexo. A prostituição é um fenômeno social caracterizado pela controvérsia de caráter moral, geradora de muitas discussões na esfera política, veiculada principalmente pela mídia; é alvo de uma literatura elucidativa sobre as origens e os significados que lhe são atribuídos ao longo da história, e presentes na construção da consciência coletiva e individual da sociedade em geral, bem como das próprias profissionais do sexo. Contudo, pouco focalizou-se a condição de trabalho partindo do pressuposto de que a consciência faz parte do processo, como fator que influencia na consolidação de uma identidade profissional.
Numero de Controle local 181668
Número controle Bibliodata (BIBLIODATA) SC000578755
Assuntos Psicologia
Prostituição - Florianopolis (SC) - Aspectos sociais
Sexo e direito
Comportamento sexual - Florianopolis (SC)