Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
CETD     UFSC     PPSI    0064   
Autor Principal Viecili, Juliane
Demais autores Medeiros, José Gonçalves, orientador
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Título Principal A coerção em sala de aula [dissertação] : decorrência de seu uso na produção do fracasso escolar / Juliane Viecili ; orientador, José Gonçalves Medeiros. -
Publicação Florianópolis , 2002.
Descrição Física viii, [65] f. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Bibliografia : f. 55-60.
Notas de Resumo O estudo teve por objetivo a) identificar os comportamentos do professor e alunos nas relações com alunos com história de fracasso escolar (CFE) e sem fracasso escolar (SFE) e b) verificar se a coerção é utilizada de modo diferenciado com esses dois grupos de alunos. Dez crianças, com idade entre 8 e 12 anos, freqüentadoras do ensino fundamental de uma escola pública, divididas em dois grupos - CFE e SFE - participaram do estudo, juntamente com três professores. O procedimento de coleta de dados utilizado foi a observação direta dos comportamentos em sala de aula, com registro de categorias por intervalo de tempo. As categorias foram divididas em acadêmicas e não acadêmicas para o grupo de sujeitos alunos. Os resultados obtidos confirmam a utilização diferenciada da coerção com alunos CFE, principalmente quando a ação do aluno é o foco da observação. Por outro lado, a estimulação positiva favorece os alunos SFE. Foi verificado, também, que a coerção é utilizada indiscriminadamente tanto com comportamentos acadêmicos, como em relação aos não acadêmicos. Discute-se o uso diferenciado de contingências coercitivas e reforçadoras em relação aos alunos CFE e SFE e seus efeitos nos comportamentos acadêmicos e não acadêmicos de ambos os grupos de alunos.
Numero de Controle local 182275
Número controle Bibliodata (BIBLIODATA) SC000583600
Assuntos Psicologia
Fracasso escolar
Análise de interação em educação
Professores e alunos