Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
CETD     UFSC     PPSI    0058   
Autor Principal Sena, Tito
Demais autores Lago, Mara Coelho de Souza, orientadora
Prado Filho, Kleber, co-orientador
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Título Principal Uma análise dos discursos sobre corpo e gênero contidos nas enciclopédias sexuais publicadas no Brasil nas décadas de 80 e 90 [dissertação] / Tito Sena ; orientadora, Mara Coelho de Souza Lago, co-orientador, Kleber Prado Filho. -
Publicação Florianópolis , 2001.
Descrição Física vi, [150] f. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Bibliografia : f. 103-121.
Notas de Resumo O trabalho é o resultado de uma pesquisa documental que utiliza a matriz teórica e metodológica de Michel Foucault. Elabora uma análise de discurso das enciclopédias e guias sexuais editados no Brasil nas décadas de 80 e 90. Privilegia as categorias analíticas de Corpo e Gênero para a realização do mapeamento correlacional dos enunciados, detectando-se as rupturas e continuidades nos discursos dos documentos.Confirma as teses foucauldianas de que o corpo continua sendo objeto de investigações e intervenções através de macro e microfísicas de poderes e alvo de controles disciplinadores e reguladores que o submetem a normalizações e normatizações. Aponta, no tocante aos discursos de gênero, que os corpos masculinos e femininos continuam a serem tratados de maneira biológica diferencial, desencadeando naturalizações de experiências construídas em campos históricos e culturais. Constata que o discurso médico praticamente ignora os avanços dos discursos sobre gênero e sua perspectiva de superação de desigualdades políticas ancoradas na diferença sexual. Ressalta a emergência da Aids como promotora de rupturas discursivas, indutora de novos intercâmbios corporais (menos físicos e mais virtuais), e fortalecedora do discurso médico higienista.
Numero de Controle local 182284
Número controle Bibliodata (BIBLIODATA) SC000583570
Assuntos Psicologia
Relações de gênero
Sexo (Psicologia)
Corpo humano