Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
CETD     UFSC     PPSI    0060   
Autor Principal Ferreira, Regina Maria Bastos
Demais autores Zanella, Andrea Vieira, orientadora
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Título Principal Entre a cruz e a espada [dissertação] : as representações sociais de saúde e ideologia em psicólogos na cidade de Florianópolis / Regina Maria Bastos Ferreira ; orientadora, Andréa Vieira Zanella. -
Publicação Florianópolis , 2001.
Descrição Física vii, 118 f. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Bibliografia : f. 111-117.
Notas de Resumo Pesquisa sobre representações sociais de saúde em psicólogos empreendida no sentido da articulação dos conceitos de RS e Ideologia. Analisadas e interpretadas a partir da concepção crítica de ideologia proposta por John B. Thompson, as categorias temáticas adotadas foram: representação social de saúde, a relação entre saúde e Psicologia, o modo de aplicação do que se entende por saúde na prática, e o papel do psicólogo no que se refere à saúde das pessoas. As interpretações indicam que as representações sociais a respeito de saúde na maioria dos profissionais entrevistados mantêm binômios que expressam idéias liberais e positivistas, denotando que o discurso psicológico continua servindo para sustentar relações de dominação. Apontam para a necessidade de uma reflexão articulada sobre saúde na formação em Psicologia, pela aproximação da prática clínica com a Psicologia Social, com a Psicologia da Saúde e, especialmente, com a Saúde Pública.
Numero de Controle local 182290
Número controle Bibliodata (BIBLIODATA) SC000583481
Assuntos Psicologia
Psicologos - Florianopolis (SC)
Ideologia
Saude - Aspectos sociais