Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
CETD    UFSC    PPSI    0047   
Autor Principal Cardoso, Daniela Eilert
Demais autores Zanella, Andrea Vieira, orientadora
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Título Principal Mitos e crenças de descendentes de açorianos na ilha de Santa Catarina [dissertação]: um estudo sobre sujeitos, algumas expressões culturais e seus movimentos / Daniela Eilert Cardoso; orientadora, Andréa Vieira Zanella.-
Publicação Florianópolis, 2001.
Descrição Física ix,141 f.; 30 cm
Notas Dissertação(mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Bibliografia : f. 137-141.
Notas de Resumo No presente trabalho o foco de estudo está voltado para a investigação das transformações ocorridas com as manifestações culturais dos descendentes de açorianos, especificamente aquelas identificadas como mitos e crenças, frente ao processo de urbanização. Esta investigação tem como objetivos: conhecer os mitos e as crenças que permeiam as práticas cotidianas dos sujeitos de três gerações de descendentes de açorianos de Ponta das Canas - Ilha de Santa Catarina; investigar se e como os sujeitos mantêm as crenças e os mitos de seus antepassados. Parte do pressuposto de que o sujeito, via relações sociais, produz a cultura e nesse processo produz a si mesmo enquanto sujeito. Os dados foram levantados através de entrevista semi-aberta realizada com doze participantes. A análise do material das entrevistas foi feita por meio de análise temática do conteúdo. Os resultados levantados indicam que as crenças se mantêm, porém não da mesma forma. A convivência com outros sistemas culturais e ideológicos favorecida pela urbanização, faz com que os sujeitos incorporem às crenças herdadas dos seus antepassados outros conceitos, os quais contribuem para a dinamização das manifestações culturais, garantindo assim a continuidade destas.
Numero de Controle local 182348
Número controle Bibliodata (BIBLIODATA) SC000577902
Assuntos Psicologia
Folclore - Florianopolis (SC)
Cultura - Florianopolis (SC)
Açorianos - Florianopolis (SC)