Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
CETD     UFSC     PPSI    0066   
Autor Principal Lopes, Ana Maria Pereira
Demais autores Ferreira, Marcos Ribeiro, orientador
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Título Principal Sofrimento de trabalhadores em instituições psiquiátricas [dissertação] / Ana Maria Pereira Lopes ; orientador, Marcos Ribeiro Ferreira. -
Publicação Florianópolis , 2002.
Descrição Física 166 f. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Bibliografia : f. 135-139.
Notas de Resumo O Sofrimento de trabalhadores em instituições psiquiátricas no contexto de desinstitucionalização psiquiátrica é o objeto do presente estudo. Os recursos humanos em saúde mental vêm sendo apontados pelo Ministério da Saúde como importante veículo no processo de redirecionamento do modelo de atenção em saúde mental que é preconizado pela ONU. No Brasil, no entanto, 90% dos recursos em saúde mental são destinados à manutenção de hospitais psiquiátricos e ainda assim há uma exigüidade de estudos que abordem a relação entre o contexto de desinstitucionalização e o trabalho nesse tipo de instituição. A metodologia escolhida foi o levantamento dos índices e motivos das aposentadorias por invalidez e a afastamentos ocorridos em uma instituição psiquiátrica hospitalar, bem como de outros documentos que caracterizassem o sofrimento desses trabalhadores. O estudo dos documentos permitiu observar que há movimentações dos trabalhadores com o objetivo de deixar a instituição. Há um modo específico de adoecimento entre esses trabalhadores, qual seja, por TRANSTORNOS MENTAIS. Esse modo específico de adoecimentos acontece diferentemente entre as diversas categorias profissionais. A organização os dados da pesquisa documental indicou que os funcionários bem como a instituição em que trabalham convivem com uma naturalização do adoecimento.
Numero de Controle local 182365
Número controle Bibliodata (BIBLIODATA) SC000583279
Assuntos Psicologia
Pessoal da area medica - Aspectos psicologicos
Trabalho - Aspectos psicologicos
Sofrimento
Hospitais psiquiatricos