Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
CETD    UFSC    PPSI    0053   
Autor Principal Andrada, Edla Grisard Caldeira de
Demais autores Zanella, Andrea Vieira, orientadora
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Título Principal Entre o dever-fazer e o viver da criança [dissertação] : a significação das regras nas interações bebê-professora-bebês / Edla Grisard Caldeira de Andrada ; orientadora Andréa Vieira Zanella.-
Publicação Florianópolis, 2001.
Descrição Física viii,132 f.; il.; 30 cm
Notas Dissertação(mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Bibliografia : f. 122-127.
Notas de Resumo Partindo do pressuposto da Psicologia histórico-cultural, este trabalho objetivou compreender como se dá o processo de significação das regras nas interações bebê-professora-bebês, numa creche pública. Para tanto, foram filmados 6 bebês em interações durante um dia. As filmagens possibilitaram a construção de categorias das atividades engendradas no contexto, que resultaram em quadros com os tempos vividos pelos bebês em um dia de creche. Os episódos analisados demonstraram que quando a professora tinha que escolher entre suas responsabilidades e as necessidades das crianças, ou seja, entre o dever-fazer e o viver das crianças, a professora agia de acordo com as regras da instituição, significando os movimentos dos bebês a partir das mesmas. Sem flexibilizá-las, mesmo que a situação exigisse, as ações da professora não visavam os interesses das crianças.
Numero de Controle local 182366
Número controle Bibliodata (BIBLIODATA) SC000577961
Assuntos Psicologia
Psicologia infantil
Interacao social em criancas
Significacao
Análise de interação em educação