Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
CETD     UFSC     PPSI    0062   
Autor Principal Stucchi, Denise da Silva
Demais autores Siqueira, Maria Juracy Toneli, orientadora
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Título Principal Processos de subjetivação no contexto urbano significados a partir do texto literário [dissertação] : A hora da estrela, de Clarice Lispector / Denise da Silva Stucchi ; orientadora, Maria Juracy Toneli Siqueira. -
Publicação Florianópolis , 2001.
Descrição Física 105 f. : il. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Bibliografia : f. 100-104.
Notas de Resumo O estudo levanta as possibilidades de significação implícitas no cotidiano das grandes cidades, através das referências da literatura moderna: a valorização do psicológico, a ambigüidade dos personagens, o paradoxo das situações, a estranheza dos lugares - percebidos através de uma nova concepção do "real". Também traz considerações sobre a condição humana contemporânea no mundo da globalização, tratando a literatura como um discurso capaz de propiciar uma linha de fuga aos cânones instituídos pela ideologia neoliberal do capital. Cuida depois das relações cidade e literatura, demonstrando que a última, enquanto produto da primeira, apresenta as condições necessárias para uma re-novação das relações no contexto urbano, através de um discurso que, ao provocar no leitor surpresa e estranhamento, pode resignificar seus processos subjetivos, levando-o a mudanças, inclusive, na sua relação com o diferente. Por sua vez, a quebra dos paradigmas habituais relativos à alteridade, é que permite novas possibilidades de construção do imaginário social, pela emersão de imagens e conteúdos renovadores da vida psíquica coletiva. É através da análise da escritura da escritora brasileira Clarice Lispector, aclamada nacional e internacionalmente por sua desobediência estilística, que este estudo quis mostrar a migração da produção de sentidos na vida cotidiana: ao escolher a obra A hora da estrela ficam evidenciados os pressupostos deste estudo, pela mobilidade e polissemia apresentada por esse texto literário, fluindo na persistente inter-relação entre personagem (Macabéa), narrador (Rodrigo S.M.) e a escritora (Clarice Lispector). Dessa forma é que se quis promover a interdisciplinaridade da Psicologia com a Literatura, como campo de conhecimento possível na observação e análise do tema das complexas relações que circulam pelas cidades do mundo contemporâneo.
Numero de Controle local 182421
Número controle Bibliodata (BIBLIODATA) SC000583066
Assuntos Lispector, Clarice, 1925-1977 - Crítica e interpretação
Psicologia
Literatura - - Psicologia
Psicologia na literatura