Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
CETD    UFSC    PPSI    0069   
Autor Principal Bittencourt, Carina Beatrice
Demais autores Zanella, Andrea Vieira, orientadora
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Título Principal O significado da qualificação profissional entre desempregados [dissertação] / Carina Beatrice Bittencourt ; orientadora, Andréia Vieira Zanella. -
Publicação Florianópolis, 2002.
Descrição Física vii, 81 f. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Bibliografia : f. [82-86].
Notas de Resumo O contexto de economia globalizada em que vivemos é, ao mesmo tempo, responsável por um grande desenvolvimento tecnológico, como nunca antes visto na história da humanidade, mas também é produtor de grande contingente de excluídos. A hegemonia baseada nos valores do mercado e os chamados à competitividade encobrem, na realidade, um apelo ao individualismo e a uma subjetividade que privilegia esses valores. Questões de ordem pessoal se sobrepõem às econômicas, políticas e sociais. Os desempregados de hoje são levados a crer que a situação em que se encontram é gerada, exclusivamente, pela falta de qualificação, delegando a si mesmos a responsabilidade e as conseqüências disso. Este trabalho tem por objetivo proporcionar algumas reflexões, a partir de uma perspectiva histórico-cultural, sobre as significações produzidas por sujeitos desempregados, a respeito dos cursos de qualificação profissional. Tem como base às contribuições de L.S. Vygotisky, que indicam que a dimensão significativa das atividades humanas é central na constituição do psiquismo, sendo cultural e socialmente produzida. A coleta de dados foi realizada no SENAC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, uma instituição que tradicionalmente vem se dedicando à formação profissional de trabalhadores no Brasil. As informações coletadas foram registradas em fitas cassete e posteriormente transcritas e submetidas a uma análise de conteúdo, que apresenta contribuições teóricas e metodológicas que podem subsidiar a compreensão da constituição do sujeito nesse mundo que se encontra em constante mutação, a partir das dinâmicas sociais de produção de significação.
Numero de Controle local 183782
Número controle Bibliodata (BIBLIODATA) SC000593622
Assuntos Psicologia
Desempregados - Aspectos psicologicos
Significação (Psicologia)
Qualificações profissionais
Formação profissional
Mercado de trabalho
Reciclagem profissional