Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
CETD    UFSC    PPSI    0071   
Autor Principal Andrade, Alexandro
Demais autores Zanelli, Jose Carlos, orientador
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Título Principal O estilo de vida e a incidência e controle do stress [dissertação]: um estudo da percepção de bancários / Alexandro Andrade ; orientador, José Carlos Zanelli. -
Publicação Florianópolis, 2001.
Descrição Física ii, 312 f. : tabs. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Bibliografia : f. 197-209.
Notas de Resumo O objetivo desta pesquisa foi verificar como os bancários de uma agência em Florianópolis, identificados como sedentários e ativos, percebem seu estilo de vida, o ambiente de trabalho e a incidência e o controle do stress. A pesquisa foi qualitativa através da aplicação de uma entrevista em 16 bancários, sendo 6 ativos e 10 sedentários. Foi utilizada a análise de conteúdo e a técnica do "espelho", fazendo um paralelo entre os depoimentos, comparando semelhanças e diferenças. Os resultados indicam que os bancários ativos fazem atividade física regular e um lazer ativo, relatam boa saúde e consomem uma dieta equilibrada. Os sedentários não fazem exercícios, preferem um lazer parado, não controlam a alimentação, apresentam problemas com o colesterol, a pressão alta e usam medicação regularmente. Os ativos tem boa força, resistência muscular, flexibilidade e capacidade para o trabalho. Os sedentários descrevem comprometimento destas capacidades. O nível de ansiedade, tensão, competitividade e perfeccionismo em geral é alto. O ambiente vivenciado diariamente é estressante, trabalhando até 3 horas extras por dia. As principais causas de stress são: a desvalorização humana no trabalho, a defasagem e o arrocho salarial. As principais reações psicossomáticas ao stress são a depressão, dor de cabeça, agressividade e o mau humor. A principal estratégia de combate ao stress dos ativos é a prática regular de exercícios. Ambos os grupos utilizam também a concentração, o auto controle e explodir e resolver a situação na hora. Relatam que a atividade física regular produz: relaxamento, a sensação de sentir-se melhor e equilibra o stress.
Numero de Controle local 183797
Número controle Bibliodata (BIBLIODATA) SC000593703
Assuntos Psicologia
Bancarios - Florianopolis (SC)
Estilo de vida
Aptidao fisica
Capacidade motora
Stress (Psicologia)
Qualidade de vida