Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
CETD     UFSC     PPSI    0070   
Autor Principal Martins, Soraya Rodrigues
Demais autores Cruz, Roberto Moraes orientador
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Título Principal A histeria e os dort's [dissertação] : expressões do sofrimento psíquico de uma época / Soraya Rodrigues Martins ; orientador, Roberto Moraes Cruz. -
Publicação Florianópolis , 2002.
Descrição Física [185] f. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Bibliografia : f. 159-170.
Notas de Resumo Este estudo discute as relações entre a Histeria e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho - DORT's -, interpretando-os como expressões do sofrimento psíquico de uma época histórica, respectivamente, início e final do século XX. A compreensão teórica desenvolve-se a partir de uma perspectiva multidisciplinar, apoiando-se na psicanálise, na psicodinâmica do trabalho e no discurso de sujeitos em processo psicoterapêutico. O método compreensivo das ciências histórico-hermenêuticas utilizado na psicodinâmica do trabalho e no método psicanalítico permitiu o tratamento e a análise de cinco histórias selecionadas de fragmentos do discurso coletado em registros clínicos (1991-2001) de mulheres bancárias portadoras de DORT's. Também foi realizada uma análise do contexto histórico-cultural dos DORT's (século XX), através da comparação, no tempo, com a Histeria (século XIX), buscando as significações pertinentes ao sofrimento psíquico característico da modernidade. Dentre os resultados obtidos destacamos: a) a presença do sofrimento resultante do modo de relação com o trabalho; o uso de estratégias defensivas individuais e coletivas e sua relação com o processo de adoecimento. b) os sintomas físicos dos DORT's, acompanhados de dor, sofrimento e depressão, resultantes de uma história singular da relação do sujeito com a organização do trabalho; c) Os DORT's, na atualidade, assim como a Histeria no passado, denunciam um modelo de saúde vigente, exigindo a construção de uma compreensão relacional sobre o processo saúde-doença, mediante uma adequada valorização do discurso do sujeito como fonte de saber.
Numero de Controle local 184043
Número controle Bibliodata (BIBLIODATA) SC000594531
Assuntos Psicologia
Trabalhadores - Saude
Histeria
Doenças profissionais - Aspectos psicologicos