Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
CETD    UFSC    PPSI    0072   
Autor Principal Rosa, Gresiela Nunes da
Demais autores Scotti, Sergio, orientador
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Título Principal O que sustenta uma relação amorosa? [dissertação] : um estudo psicanalítico / Gresiela Nunes da Rosa ; orientador, Sérgio Scotti. -
Publicação Florianópolis, 2002.
Descrição Física 142 f. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Bibliografia : f. 137-142.
Notas de Resumo A presente pesquisa tem como objetivo responder a questão sobre o que sustenta uma relação amorosa. Para isso, fez-se um estudo histórico-bibliográfico sobre a idéia de amor, bem como, buscou-se a compreensão, também em um estudo bibliográfico, sobre o que há de estrutural acerca do sentimento amoroso. A psicanálise foi utilizada como referencial teórico, ressaltando a constituição subjetiva como determinante nas escolhas de um sujeito, caracterizando assim, um modo próprio de se colocar frente à vida amorosa. A análise final dos resultados demonstra que o vínculo amoroso é fruto de uma fantasmática originada em torno da constituição subjetiva. É um fantasma que irá sustentar o desejo de uma relação amorosa.
Numero de Controle local 184495
Número controle Bibliodata (BIBLIODATA) SC000599035
Assuntos Psicologia
Amor
Psicanalise