Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
CETD    UFSC    PPSI    0073   
Autor Principal Gabel, Christine Liz Moeller
Demais autores Soares, Dulce Helena Penna, 1957- orientadora
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina . Programa de Pós-Graduação em Psicologia .
Título Principal Mitos familiares e escolha profissional [dissertação] : um estudo junto aos estudantes do curso de psicologia da Universidade Regional de Blumenau com descendência germânica / Christine Liz Moeller Gabel ; orientadora, Dulce H. P. Soares. -
Publicação Florianópolis, 2002.
Descrição Física ii, 112 f. : tabs. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciênicias Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Bibliografia : f. 73-82.
Notas de Resumo A presente pesquisa teve como objetivo identificar mitos familiares existentes na escolha dos estudantes do curso de Psicologia da Universidade Regional de Blumenau (FURB) com descendência germânica. Caracterizou-se por ser um estudo qualitativo, de caráter exploratório. A amostra foi constituída por cinco estudantes de cada ano cursado, regularmente matriculados no primeiro semestre de 2001. Para a obtenção dos dados, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas conforme roteiro pré-estabelecido, bem como a confecção de um genograma para cada sujeito pesquisado. Os resultados foram analisados com base na análise do discurso dos alunos, sendo elencadas a priori as seguintes categorias para análise: lealdade à família, padrões de comunicação e rituais familiares. Os resultados obtidos identificaram a presença do mito do sucesso, do mito da propriedade, do mito da conquista e do mito do povo trabalhador nas escolhas profissionais dos estudantes pesquisados. Identificou-se também o mito da união, o mito da religião e o mito do poder nas famílias dos alunos pesquisados. Os compromissos de lealdade à família foram observados em todos os casos analisados. Os estudantes pesquisados optaram por áreas da Psicologia que se relacionam às expectativas das mães e das avós. Os padrões de comunicação existentes nas famílias de dois dos entrevistados foram contraditórios e um deles foi explícito. Os rituais familiares que foram identificados na família dos estudantes pesquisados dizem respeito a rituais religiosos. Os rituais familiares ligados ao trabalho denotaram distribuição eqüitativa das tarefas entre os filhos em um dos casos estudados; em outro, houve a distinção dos méritos obtidos conforme o sexo, ressaltando as conquistas masculinas. Na análise dos genogramas, observou-se repetição de profissões ou áreas de atuação em todos os casos estudados, o que reafirmou os compromissos de lealdade existentes nas famílias.
Numero de Controle local 185064
Número controle Bibliodata (BIBLIODATA) SC000602281
Assuntos Psicologia
Escolha (Psicologia)
Orientação profissional
Interesse profissional
Profissões