Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
CETD    UFSC    PPSI     0074   
Autor Principal Néis, Vera Lúcia
Demais autores Kubo, Olga Mitsue, orientadora
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina . Programa de Pós-Graduação em Psicologia .
Título Principal Características das propagandas transmitidas pela televisão e sua consistência com objetivo de prevenir o uso de drogas ilícitas pela população [dissertação] / Vera Lúcia Néis ; orientadora, Olga Mitsue Kubo. -
Publicação Florianópolis, 2002.
Descrição Física iv, 83 f. : tabs., grafs. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Bibliografia : f. 77-80.
Acesso Eletrônico http://www.tede.ufsc.br/teses/PPSI0074.pdf
Notas de Resumo O estudo teve por objetivo identificar as características das propagandas sobre o uso indevido de drogas ilícitas transmitidas pela televisão e verificar a consistência dessas características com a função de prevenir. Foram analisadas dez peças de propagandas elaboradas por uma Organização Não Governamental cujo objetivo é o de prevenção do uso indevido de drogas e transmitidas em emissoras de televisão a partir do ano de 1996. Nas propagandas foram examinados aspectos relacionados à linguagem, informação e à mensagem. Os resultados indicaram que as peças analisadas, em sua maioria, não continham características de cunho preventivo. Ao contrário, elas utilizaram recursos que podem expor os jovens aos fatores facilitadores do consumo das drogas, ao indicar maneiras de consumi-las e obtê-las. Os recursos proibitivos e depreciativos foram mais empregados do que aqueles indicativos de uma vida saudável e satisfatória sem uso de drogas. Apenas uma das peças contemplou características que poderiam levar à prevenção por utilizar argumentos que poderiam ser reforçadores e, portanto, aumentar a probabilidade de as pessoas se manterem longe das drogas. Esses resultados permitem identificar aspectos fundamentais ao planejar programas e políticas de prevenção para o País, em termos da eficiência e eficácia dos recursos utilizados para esse fim.
Numero de Controle local 185567
Número controle Bibliodata (BIBLIODATA) SC000607607
Assuntos Psicologia
Propaganda pela televisao
Drogas - - Utilização - Prevenção