Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
CETD    UFSC    PPSI    0075   
Autor Principal Bobato, Sueli Terezinha
Demais autores Guerra, Rogerio Ferreira, orientador
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina . Programa de Pós-Graduação em Psicologia .
Título Principal Análise estutural e funcional das interações sociais e do comportamento agressivo de crianças pré-escolares [dissertação] / Sueli Terezinha Bobato ; orientador, Rogério Ferreira Guerra. -
Publicação Florianópolis, 2002.
Descrição Física vi, 118 f. : tabs., grafs. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Bibliografia : f. 115-118.
Acesso Eletrônico http://www.tede.ufsc.br/teses/PPSI0075.pdf
Notas de Resumo O estudo teve como intuito investigar os tipos de interação social de crianças pré-escolares e identificar as respostas comportamentais agressivas evidenciadas nessas interações. Participaram 20 crianças de ambos os sexos, com idade de seis anos de três escolas públicas de Santa Catarina. A coleta de dados foi realizada por meio de filmagens em atividades livres, totalizando 95.661 segundos de observação. Foram criadas as categorias e subcategorias: organização social (solitária, paralela, diádica e grupal) e comportamento agressivo do sujeito e seu respectivo interagente (ameaça e agressão física). A análise estatística foi avaliada por meio de testes paramétricos (teste t de Student). Os resultados obtidos demonstraram que a função desse comportamento parece estar relacionada à regulação da interação social, como mecanismo de equilíbrio grupal, reproduzindo muito provavelmente formas de interação nas quais as crianças são e foram expostas no sistema social mais amplo.
Numero de Controle local 186564
Número controle Bibliodata (BIBLIODATA) SC000615057
Assuntos Psicologia
Crianças - Desenvolvimento - Santa Catarina
Agressividade nas criancas
Interação social - Santa Catarina