Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
CETD    UFSC    PPSI    0081   
Autor Principal Lima, Marcílio
Demais autores Zanelli, Jose Carlos, orientador
Silva, Narbal, co-orientador
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina . Programa de Pós-Graduação em Psicologia .
Título Principal As deficiências de aprendizagem organizacionais [dissertação] : um estudo de caso em uma escola de idiomas / Marcílio Lima ; orientador, José Carlos Zanelli ; co-orientador, Narbal Silva. -
Publicação Florianópolis, 2002.
Descrição Física 167 f. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Bibliografia : f. 159-164.
Acesso Eletrônico http://www.tede.ufsc.br/teses/PPSI0081.pdf
Notas de Resumo O presente trabalho é um estudo de caso abordando o tema deficiências de aprendizagem organizacional. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa realizada em uma escola de idiomas, gerida pelo sistema de franquias e considerada líder de mercado em seu segmento nas localidades onde atua. A atualidade dessas questões tratadas por renomados autores e estudiosos de organizações que aprendem, ofereceu-nos referências bastante úteis para a pesquisa e, sobretudo, uma contribuição onde procurarmos entender, interpretar e sugerir propostas a um desafio duplo para a empresa pesquisada: trabalhar no aperfeiçoamento contínuo daquilo que ela faz hoje e inovar para o futuro. As principais barreiras ao aprendizado organizacional reveladas pelo estudo foram as seguintes: ausência de espaço para a livre expressão, restrição à experimentação de novas abordagens, comunicação organizacional deficiente, distância entre o discurso e as práticas e insensibilidade à percepção de mudanças sutis e graduais do ambiente externo. Nosso estudo concluiu que se as deficiências de aprendizagem identificadas forem removidas ou pelo menos minimizadas, a performance da organização poderá ser significativamente melhorada.
Numero de Controle local 189019
Número controle Bibliodata (BIBLIODATA) SC000633535
Assuntos Psicologia
Aprendizagem organizacional