Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
CETD    UFSC    PPSI    0079   
Autor Principal Brandalise, Fernando
Demais autores Ferreira, Marcos Ribeiro, orientador
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina . Programa de Pós-Graduação em Psicologia .
Título Principal O trabalho e reabilitação psicossocial [dissertação] : um estudo sobre a inserção nas práticas laborais como estratégia de promoção de autonomia de usuários de serviços de saúde mental na âmbito da reforma psiquiátrica nacional / Fernando Brandalise ; orientador, Marcos Ribeiro Ferreira. -
Publicação Florianópolis, 2002.
Descrição Física 164 f. : il., tabs. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Bibliografia : f. 138-143.
Notas de Resumo No âmbito da Reforma Psiquiátrica Nacional, o presente estudo propõe analisar a importância do trabalho, usado como estratégia promotora de autonomia, no processo de reabilitação psicossocial, de usuários de serviços de Saúde Mental. Dois grupos foram entrevistados: o primeiro, composto por cinco usuários de um Serviço, que utiliza o trabalho como estratégia de reabilitação e, o segundo, formado por quatro usuários em tratamento em um Centro de Atenção psicossocial (CAPS), mas, que não trabalhavam. Todos os pacientes apresentavam histórias pregressas de internações psiquiátricas. As entrevistas foram realizadas, também, com os profissionais responsáveis pelo projeto terapêutico, de cada participante da pesquisa. Os resultados obtidos indicaram diferenças significativas. Aqueles que tinham uma atividade de trabalho, apresentaram maior autonomia física, afetiva, social, financeira e psicológica. O próprio conceito de autonomia tornou-se sujeito de análise, assim como, as interações entre os conceitos de clínica (entendida como ética) e de trabalho.
Numero de Controle local 189078
Número controle Bibliodata (BIBLIODATA) SC000633772
Assuntos Psicologia
Saude mental
Deficientes mentais - Reabilitação
Trabalho - Aspectos psicologicos
Autonomia (Psicologia)
Serviços de saude mental