Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
CETD    UFSC    PPSI    0083   
Autor Principal Sales, Camila
Demais autores Abreu, Jose Luiz Crivelatti de, orientador
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina . Programa de Pós-Graduação em Psicologia .
Título Principal Influência da família na inserção ou exclusão de pessoas portadoras de deficiência mental no mercado de trabalho [dissertação] / Camila Sales ; orientador, José Luiz Crivelatti de Abreu. -
Publicação Florianópolis, 2002.
Descrição Física 133 f. : tabs. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Bibliografia : f. 92-94.
Notas de Resumo Esta pesquisa pretendeu compreender e caracterizar a influência familiar na inserção de pessoas portadoras de deficiência mental no mercado de trabalho. Utilizou-se tal inserção como indicativo de autonomia, compreendendo esta última como um processo sócio-histórico-cultural. O universo desta pesquisa compreendeu três portadores de deficiência mental que trabalham, três que não trabalham e suas respectivas famílias representadas por um dos pais. As famílias apresentaram-se pouco atuantes para tal inserção principalmente por temerem que os participantes perdessem a pensão à qual têm direito. Estes demonstraram ter muitos ganhos com a inserção, adquirindo mais autonomia e uma certa independência financeira. Os que permaneceram fora deste sistema, demonstraram desejo de inserir-se, vendo neste um meio de modificar seu futuro e realizar alguns desejos. As instituições pareceram o único caminho para este processo, apesar de ser ainda frágil.
Numero de Controle local 189080
Número controle Bibliodata (BIBLIODATA) SC000633837
Assuntos Deficientes mentais
Psicologia
Trabalho - Aspectos psicologicos
Autonomia (Psicologia)
Familia - Aspectos psicologicos