Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
CETD    UFSC    PPSI    0082   
Autor Principal Tumolo, Ligia Maria Soufen
Demais autores Ferreira, Marcos Ribeiro, orientador
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina . Programa de Pós-Graduação em Psicologia .
Título Principal As características da vivência das pessoas que se encontram desempregadas em Florianópolis - SC [dissertação] / Ligia Maria Soufen Tumolo ; orientador, Marcos Ribeiro Ferreira. -
Publicação Florianópolis, 2002.
Descrição Física 115 f. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Bibliografia : f. 112-114.
Acesso Eletrônico http://www.tede.ufsc.br/teses/PPSI0082.pdf
Notas de Resumo Este trabalho tem por objetivo apresentar uma discussão sobre as características da vivência das pessoas que se encontram desempregadas. Para tal, a pesquisadora apresenta uma discussão sobre o fenômeno do desemprego na sociedade brasileira contemporânea. Apresenta, também, estudos desenvolvidos em várias países, como também no Brasil, sobre o impacto do desemprego para a vida das pessoas que se encontram desempregadas, mostrando seus efeitos para a saúde como um todo, e também apontando alguns problemas sociais decorrentes do desemprego. Baseando-se nesses estudos, a pesquisadora investigou as características da vivencia das pessoas que se encontram desempregadas na cidade de Florianópolis, SC. A pesquisa envolveu 13 participantes, escolhidos aleatoriamente, dentre pessoas desempregadas que procuravam emprego por meio de encaminhamento do SINE - Sistema Nacional de Emprego - de Florianópolis, SC. Para coleta de dados, foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas. Os resultados permitiram a pesquisadora a sistematizar as características das pessoas desempregadas em treze grupos de análise. A partir da revisão bibliográfica e da coleta de dados, a pesquisadora conclui que, para compreender a vivência dessas pessoas desempregadas, é necessário ir para além de sua vivência: é necessário compreender essa vivência considerando a lógica das relações sociais capitalistas de produção.
Numero de Controle local 189502
Número controle Bibliodata (BIBLIODATA) SC000636641
Assuntos Psicologia
Desemprego - Florianopolis (SC)
Desempregados - Florianopolis (SC) - Aspectos psicologicos
Desempregados - Florianopolis (SC) - Aspectos sociais