Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
CETD    UFSC    PPSI    0084   
Autor Principal Kienen, Nádia
Demais autores Botome, Silvio Paulo, orientador
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina . Programa de Pós-Graduação em Psicologia .
Título Principal Percepção das relações entre trabalho e saúde de professores e alunos universitários [dissertação] / Nádia Kienen ; orientador ; Silvio Paulo Botomé. -
Publicação Florianópolis, 2003.
Descrição Física v, 433 f. : il., tabs. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Bibliografia : f. 323-330.
Acesso Eletrônico http://www.tede.ufsc.br/teses/PPSI0084.pdf
Notas de Resumo O objetivo deste trabalho foi caracterizar as relações de trabalho estabelecidas entre professores e alunos universitários e identificar suas possíveis influências nas condições de saúde de ambos. Foram sujeitos 23 alunos do 6º semestre do curso de Psicologia de uma universidade pública localizada no Vale do Itajaí-SC, e 7 professores que lecionavam para eles. Foram utilizados 2 instrumentos de coleta de dados, elaborados a partir de uma análise de variáveis a respeito de quatro aspectos: características gerais dos sujeitos, das condições de trabalho, das relações de trabalho e das condições de saúde. Os resultados obtidos mostram que os alunos sofrem controle coercitivo. Alguns deles apresentam alergias, gastrite, consumo freqüente de bebidas alcoólicas, dores musculares e cefaléias. Os professores relataram incômodos quanto à displicência de colegas e de alunos. Geralmente são solicitados a cumprir prazos, horários e ementas. Entre as alterações mais relatadas estão ocorrência de alergias, dores nas costas e cefaléias. Além disso, a maioria afirma ter vida sedentária. Foi observado ainda que as condições de trabalho e de saúde de ambos sofrem influências de aspectos relacionados à gestão universitária, ao modo como o currículo é constituído e posto em prática e à abrangência na qual professores e alunos participam das decisões da organização e do planejamento do ensino, etc.
Numero de Controle local 190072
Número controle Bibliodata (BIBLIODATA) SC000640809
Assuntos Psicologia
Saude e trabalho
Professores universitarios
Estudantes universitarios
Percepção