Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
CETD    UFSC    PPSI    0087   
Autor Principal Abreu, Sandra Ribeiro de
Demais autores Crepaldi, Maria Aparecida, orientadora
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina . Programa de Pós-Graduação em Psicologia .
Título Principal O comportamento de cuidar em famílias em situação de risco psicossocial com crianças em cuidados alternativos [dissertação] / Sandra Ribeiro de Abreu ; orientadora, Maria Aparecida Crepaldi. -
Publicação Florianópolis, 2003.
Descrição Física xv, 127 f. : il., tabs., grafs. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Bibliografia : f. 105-110.
Acesso Eletrônico http://www.tede.ufsc.br/teses/PPSI0087.pdf
Notas de Resumo Esta pesquisa procura caracterizar o comportamento de cuidar em famílias em situação de risco psicossocial com crianças em cuidados alternativos, baseando-se nas teorias de Bowlby e Ainsworth para fundamentação do objeto de pesquisa, bem como para análise e discussão dos dados. Consideram-se para essa caracterização elementos como afetividade, relação conjugal, lida com a criança, disponibilidade em realizar os cuidados básicos e a disponibilidade/sensibilidade do cuidador. Para se proceder à pesquisa adotou-se o método do tipo descritivo ou de levantamento. A coleta de dados foi realizada em famílias que residem no município de Palhoça, cujos filhos são atendidos no Centro Educacional Dom Jaime de Barros Câmara em período integral. As famílias pesquisadas foram em número de 15 tendo os filhos a idade de 0 a 6 anos. Os resultados mostraram que o comportamento de cuidar evidencia-se pelo significado afetivo com que os pais avaliam seus filhos, preocupando-se com o fornecimento de cuidados básicos, essenciais para a sobrevivência da criança, embora encontrem dificuldades em lidar com os comportamentos disruptivos da mesma (choro intenso, birra, agressividade). Percebe-se, assim, a tendência em atribuir a aspectos da criança, e não às características dos cuidadores, a dificuldade na lida diária com as mesmas.
Numero de Controle local 190635
Número controle Bibliodata (BIBLIODATA) SC000644626
Assuntos Psicologia
Criancas - - Assistencia em instituições
Crianças - Aspectos psicologicos
Pai e filhos
Crianças -