Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
CETD    UFSC    PPSI    0089   
Autor Principal Francisco, Paulo Roberto
Demais autores Zanella, Andrea Vieira, orientadora
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina . Programa de Pós-Graduação em Psicologia .
Título Principal Tendências nas dissertações e teses em psicologia sobre as dificuldades de aprendizagem escolar na segundo metade da década de 90 [dissertação] / Paulo Roberto Francisco ; orientadora, Andréa Vieira Zanella. -
Publicação Florianópolis, 2002.
Descrição Física viii, 118 f. : tabs., grafs. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Bibliografia : f. 109-115.
Acesso Eletrônico http://www.tede.ufsc.br/teses/PPSI0089.pdf
Notas de Resumo Este estudo visa contribuir com a discussão acerca da posição e da função da Psi-cologia no contexto educacional, mais especificamente, com relação ao fenômeno das Dificuldades de Aprendizagem. Para tanto, delimitou-se como principal objetivo, ca-racterizar a produção acadêmica brasileira voltada para a problemática das Dificuldades de Aprendizagem, procurando identificar nessa produção, sobretudo, as tendências ex-plicativas quanto aos determinantes de tal problemática. Foram selecionadas todas as pesquisas desenvolvidas nos programas de pós-graduação em Psicologia no Brasil du-rante os cinco anos compreendidos entre 1996 e 2000, cujo tema estivesse de alguma forma relacionado à questão do não-aprender. Os trabalhos passaram por exaustiva aná-lise taxonômica e receberam tratamento estatístico com o auxílio da técnica de análise de conteúdo. As principais categorias de análise foram estabelecidas a posteriori, ex-traídas dos textos examinados. Como fio condutor da discussão utilizou-se a tendência reducionista, constatada através de breve revisão bibliográfica apresentada a título de introdução. Os resultados mostraram-se ambíguos. Considerando a totalidade dos estu-dos examinados, verifica-se a confirmação do modelo reducionista na medida em que a principal explicação para o problema recai sobre o aluno e/ou a família, por outro lado, a observação da evolução no tempo indica uma aparente tendência para a articulação das variáveis referentes à escola, sobretudo os métodos e programas de ensino. Consta-tou-se ainda uma larga gama de perspectivas teóricas sustentando esses estudos, resul-tando em uma multiplicidade de temáticas focalizadas, bem como, numa grande quanti-dade e diversidade de variáveis consideradas; algumas destas sendo apontadas exclusi-vamente por trabalhos de uma única base teórico-metodológica. Além disso, foi possí-vel constatar a falta de uma demarcação clara do fenômeno estudado e, portanto, a invi-abilização de uma agenda de pesquisa capaz de articular esses diversos estudos em tor-no de um objetivo comum.
Numero de Controle local 190700
Número controle Bibliodata (BIBLIODATA) SC000645673
Assuntos Psicologia
Psicologia educacional
Disturbios da aprendizagem
Produção cientifica