Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
CETD    UFSC    PPSI    0092   
Autor Principal Alborghetti, Patrícia França
Demais autores Lago, Mara Coelho de Souza, orientadora
Souza, Maria de Lourdes Freitas de, co-orientadora
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina . Programa de Pós-Graduação em Psicologia .
Título Principal Envelhecimento e conjugalidade [dissertação] : um estudo de gênero com casais idosos em Florianópolis / Patrícia França Alborghetti ; orientadora, Mara Coelho de Souza Lago ; co-orientadora, Maria de Lourdes Freitas de Souza. -
Publicação Florianópolis, 2003.
Descrição Física 141 f. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Bibliografia : f. 129-141.
Notas de Resumo Com o expressivo número de idosos nas sociedades atuais, muitos têm sido os trabalhos desenvolvidos com a intenção de ampliar o conhecimento sobre esta etapa da vida e sobre aqueles/as que dela fazem parte. Foi este o objetivo central da presente pesquisa, que buscou analisar a velhice e as representações dos/as idosos/as sobre suas relações de gênero na situação de vida conjugal. Partindo do pressuposto de que a participação da mulher idosa em grupos voltados para a terceira idade poderia favorecer a redução de assimetrias na conjugalidade gerôntica, foram entrevistadas cinco mulheres com experiência em grupos de idosos e seus respectivos maridos. Para uma comparação com estes sujeitos, foram entrevistados também dois casais cujas mulheres não haviam participado de qualquer grupo de atividades para idosos. A análise das informações obtidas na pesquisa não indicou qualquer diferença significativa na vivência conjugal entre os cinco casais em que as mulheres haviam participado de grupos e os outros dois casais, nos quais as mulheres não tiveram tal experiência. As diferenças percebidas referiam-se sim, às singularidades e particularidades de cada casal, não sendo possível fazer generalizações. As relações de gênero manifestaram-se em falas sobre a vida conjugal e sobre as outras relações de parentesco. Como resultado da pesquisa, pôde-se identificar concepções de feminilidade e masculinidade, considerações sobre sexualidade, relações familiares, além das significações da velhice para as mulheres e homens entrevistados.
Numero de Controle local 191873
Número controle Bibliodata (BIBLIODATA) SC000657167
Assuntos Psicologia
Envelhecimento - - Aspectos psicologicos
Relações de gênero