Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
CETD    UFSC    PPSI    0094   
Autor Principal Goldman, Diana
Demais autores Souza, Fernando Aguiar Brito de, orientador
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina . Programa de Pós-Graduação em Psicologia .
Título Principal Psicanálise e telepatia [dissertação] : um caso clínico / Diana Goldman ; orientador, Fernando Aguiar Brito de Souza. -
Publicação Florianópolis, 2003.
Descrição Física 111 f. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Bibliografia : f. 109.
Notas de Resumo Apresentação do tratamento analítico de uma mulher diagnosticada como psicótica, que pergunta "estou louca ou tenho poderes paranormais?" e da leitura psicanalítica dos textos de Freud no que diz de sua teoria da paranóia e do que chama de fenômenos "maravilhosos e fantásticos": a telepatia, previsão do futuro ou sonhos premonitórios, o déjà vu, o déjà racconté, os encontros singulares, a casualidade e supertição; sua posição perante ao ocultismo, os adivinhos, quiromantes, astrólogos; o caso P., um de seus pacientes em análise, que teria captado seus pensamentos, e por Lacan, sua teoria da psicose, e sua leitura dos textos de Freud sobre telepatia. A partir do caso e da leitura dos textos se sustenta a possibilidade de uma escuta analítica da telepatia como fato da percepção ao serviço do desejo inconsciente.
Número controle Bibliodata (BIBLIODATA) SC000663965
Assuntos Psicologia
Psicanalise
Telepatia
Paranoia