Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
CETD    UFSC    PPSI    0095   
Autor Principal Machado, Rita Maria Xavier
Demais autores Lago, Mara Coelho de Souza, orientadora
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina . Programa de Pós-Graduação em Psicologia .
Título Principal Homem em casa vira Maria [dissertação] : aposentadoria e relações conjugais - um estudo de caso em Florianópolis / Rita Maria Xavier Machado ; orientadora, Mara Coelho de Souza Lago. -
Publicação Florianópolis, 2001.
Descrição Física 84 f. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Bibliografia : f. 81-83.
Acesso Eletrônico http://www.tede.ufsc.br/teses/PPSI0096.pdf
Notas de Resumo Este trabalho buscou investigar o impacto da aposentadoria precoce de homens entre 45 e 55 anos, em seus relacionamentos familiares e conjugais. Para tanto, forma feitas entrevistas e colhidos depoimentos de homens aposentados e, também de algumas mulheres, esposas de aposentados. A análise das representações desses sujeitos sobre vários aspectos de suas vidas, como relacionamentos pessoais e sociais, trabalho, modos de vida, entre outros, obtidas através de suas falas, revelou que para os homens a aposentadoria, precoce ou não, constitui-se em praticamente um rito de passagem, marcando sua entrada numa outra categoria, menos valorizada, do tecido social.
Número controle Bibliodata (BIBLIODATA) SC000653978
Assuntos Psicologia
Aposentadoria - Aspectos sociais
Homem
Subjetividade
Masculinidade
Relações de gênero