Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
CETD    UFSC    PPSI    0096   
Autor Principal Pretto, Zuleica
Demais autores Maheirie, Katia, 1963- , co-orientadora
Toneli, Maria Juracy Filgueiras, orientadora
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina . Programa de Pós-Graduação em Psicologia .
Título Principal Como tecer a mais antiga/contemporânea trama [dissertação] : significações do amor segundo homens jovens universitários / Zuleica Pretto ; orientadora, Maria Juracy Filgueiras Toneli ; co-orientadora, Kátia Maheirie. -
Publicação Florianópolis, 2003.
Descrição Física 123 f. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Bibliografia : f. 114-118.
Notas de Resumo A centralidade que o amor ocupa no cotidiano de homens e mulheres é inegável, o que não impede que seja considerado um mistério perante o qual se sentem impotentes. O cenário amoroso é marcado por impasses, desencontros, insatisfação e sofrimento, evidenciados pelo alto número de separações e pela elevada procura por psicoterapia visando resolver problemas amorosos. Neste trabalho, será considerada a existência de um campo de possibilidades delineado historicamente que serve como mediação e, assim, de padronização de experiências e significações amorosas, entre eles, padrões de gênero hegemônicos, noções idealistas e noções modernas de amor. A partir disso, foi pretendido, através de entrevistas, comprender como tais significações foram apropriadas e singularizadas por um grupo de homens jovens universitários. A análise encarregou-se de localizar as mediações ideológicas e as particularidades expressas em suas concepções. Para nortear a análise foram adotados apoios teóricos provindos de uma perspectiva sartreana, associada a uma abordagem de gênero. Percebeu-se que há mesclas de ideologias no movimento amoroso vivido dos sujeitos. Fica claro que instituir novas formas de amar, ao mesmo tempo que é um desejo, exige a superação de aprendizagens tradicionais, as quais nem sempre são percebidas pelos sujeitos.
Numero de Controle local 193966
Número controle Bibliodata (BIBLIODATA) SC000677222
Assuntos Psicologia
Mediação
Amor
Homens
Jovens