Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
CETD    UFSC    PPSI    0097   
Autor Principal Motta, Cibele Cunha Lima da
Demais autores Crepaldi, Maria Aparecida, orientadora
Moré, Carmen Leontina Ojeda Ocampo, co-orientadora
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina . Programa de Pós-Graduação em Psicologia .
Título Principal Quem acolhe esta mulher? [dissertação] : caracterização do apoio emocional à parturiente / Cibele Cunha Lima da Motta ; orientadora, Maria Aparecida Crepaldi ; co-orientadora, Carmen L. O. Ocampo Moré. -
Publicação Florianópolis, 2003.
Descrição Física 130 f. : il. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Bibliografia : f. 124-129.
Acesso Eletrônico http://www.tede.ufsc.br/teses/PPSI0097.pdf
Notas de Resumo O apoio emocional e físico à parturiente oferece benefícios para o desenvolvimento do trabalho de parto, bem como contribui para que a mulher signifique positivamente essa experiência. Visando a investigar esse tema, esta pesquisa, qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, teve como objetivo a caracterização do apoio emocional oferecido à mulher em trabalho de parto. A coleta de dados foi realizada na maternidade do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina, cuja filosofia está baseada no atendimento humanizado, e se deu em duas etapas: (1) observação do pré-parto e parto; e (2) entrevistas semi-estruturadas realizadas com as participantes sobre a experiência do trabalho de parto. O grupo de participantes da pesquisa foi formado por 14 primi-parturientes, com idades entre 17 e 34 anos. Os resultados foram descritos por meio de categorias que contemplaram as entrevistas e o processo de observação, caracterizando as interações entre parturiente e acompanhante, e parturiente e equipe de enfermagem. Este estudo evidenciou que o apoio emocional é uma tarefa a ser realizada, em conjunto, pelo acompanhante e pela equipe de saúde, neste estudo representado pela equipe de enfermagem, oferecendo à parturiente conforto, orientações e informações sobre o desenvolvimento do trabalho de parto, a fim de promover uma experiência positiva.
Numero de Controle local 194032
Número controle Bibliodata (BIBLIODATA) SC000677389
Assuntos Psicologia
Trabalho de parto - Aspectos psicologicos