Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
CETD    UFSC    PPSI    0098   
Autor Principal Battiston, Marcia
Demais autores Cruz, Roberto Moraes, orientadora
Hoffmann, Maria Helena, co-orientadora
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina . Programa de Pós-Graduação em Psicologia .
Título Principal Condições de trabalho e saúde de motoristas de transporte coletivo urbano [dissertação] / Marcia Battiston ; orientador, Roberto Moraes Cruz, co-orientadora, Maria Helena Hoffmann. -
Publicação Florianópolis, 2003.
Descrição Física xi, 136 f. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Bibliografia : f. 112-118.
Notas de Resumo Caracterização das condições de trabalho e saúde de motoristas de transporte coletivo urbano por ônibus, tendo como suporte o estado da arte da pesquisa em comportamento humano no trânsito, as contribuições oriundas da Psicologia Ambiental, da Psicologia do Trabalho e da Ergonomia. Foram realizadas observações do local de trabalho (terminais urbanos), das linhas (fazendo o percurso juntamente com o motorista) e do comportamento do motorista durante o percurso na linha. Foram entrevistados 21 motoristas. As falas e as observações serviram de recurso para a análise e foram organizadas em categorias analíticas. Pôde-se concluir que a atividade de dirigir é desgastante, causa fadiga, e sua eficácia está relacionada principalmente a fatores ambientais do local de trabalho e à forma como os motoristas lidam com esses fatores. Aspectos como as instalações de apoio e o trânsito como um todo, além do posto de trabalho (cabine) são fontes constantes de estresse. Esses agentes estressores são responsáveis por uma série de distúrbios orgânicos (como dores na cabeça e no pescoço, problemas auditivos como zumbidos e dificuldade do entendimento da fala de outras pessoas, dores nas pernas e problemas relacionados ao calor) e psíquicos (como estresse, irritabilidade e fadiga) que afetam não só a atividade de dirigir, mas a vida social e coletiva desse profissional.
Numero de Controle local 194167
Número controle Bibliodata (BIBLIODATA) SC000675726
Assuntos Psicologia
Transportes coletivos
Transporte urbano
Motoristas de onibus - Avaliação - Aspectos fisiologicos
Trabalho - - Analise