Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
CETD    UFSC    PPSI    0100   
Autor Principal Monte, Jaime Bezerra do
Demais autores Sousa, Fernando Aguiar Brito de, orientador
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina . Programa de Pós-Graduação em Psicologia .
Título Principal Considerações metodológicas sobre a pesquisa em psicanálise na universidade [dissertação] / Jaime Bezerra do Monte ; orientador, Fernando Aguiar Brito de Sousa. -
Publicação Florianópolis, 2002.
Descrição Física viii, 84 f. : tabs. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Bibliografia : f. 81-84.
Acesso Eletrônico http://www.tede.ufsc.br/teses/PPSI0100.pdf
Notas de Resumo No Brasil, as questões sobre o método de pesquisa em psicanálise no interior das instituições de curso superior confundem-se com a história dos cursos de pós-graduação tendo como consequência natural a publicação de livros e artigos que possibilitaram a realização do presente estudo. Nessa pesquisa, buscamos resgatar a história da psicanálise em suas relações com a Universidade no que diz respeito ao ensino e pesquisa. Realizamos um estudo sobre o método de pesquisa psicanalítico e tivemos como base o trabalho de autores brasileiros, especialmente de Renato Mezan, para procedermos às discussões sobre o método de pesquisa em psicanálise na universidade. Examinamos dois trabalhos de pesquisa (um de mestrado e outro de doutorado) orientados por Mezan, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Numero de Controle local 195727
Número controle Bibliodata (BIBLIODATA) SC000684288
Assuntos Psicologia
Psicanalise - Metodologia - Pesquisa