Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
CETD    UFSC    PPSI    0102   
Autor Principal Filomeno, Karina
Demais autores Soares, Dulce Helena Penna, 1957- orientadora
Crepaldi, Maria Aparecida, co-orientadora
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina . Programa de Pós-Graduação em Psicologia .
Título Principal Mitos familiares e escolha profissional [dissertação] : uma proposta de intervenção focada na escolha profissional à luz de conceitos da teoria sistêmica / Karina Filomeno ; orientadora, Dulce Helena Penna Soares ; co-orientadora, Maria Aparecida Crepaldi. -
Publicação Florianópolis, 2003.
Descrição Física 135 f. : il. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Bibliografia : f. 104-109.
Acesso Eletrônico http://www.tede.ufsc.br/teses/PPSI0102.pdf
Notas de Resumo Este estudo tem como objetivo verificar de que maneira a escolha profissional é influenciada pelos mitos familiares. Caracterizou-se como sendo um estudo qualitativo tendo como referencial a Teoria Sistêmica, para análise dos mitos familiares e escolha profissional. Para isto, usou-se o método clínico que tem como procedimento o estudo de caso individual. Utilizou-se como instrumento principal a entrevista psicológica com duração de 13 encontros de uma hora cada um deles. A participante da pesquisa estava inscrita no Laboratório de Informação e Orientação Profissional (LIOP). Utilizou-se um conjunto de técnicas da Terapia Familiar Sistêmica e da Orientação Profissional. As principais técnicas utilizadas foram o genoprofissiograma (Soares, 1997), a entrevista trigeracional (Krom, 1994), a estrutura e o funcionamento familiar (Minuchin, 1990) e a informação profissional (Bohoslavsky, 1998). Essas técnicas serviram como estratégias para a coleta de dados. As entrevistas foram gravadas e as frases transcritas. A unidade de análise privilegiada foi a frase ou o conjunto de frases. A partir de então, os dados foram sistematizados em núcleos temáticos. Os resultados obtidos identificaram a presença do mito da ajuda e cuidado, o mito da propriedade rural, o mito da união e o mito da conquista, conforme Krom (2000). E estes, bem como a estrutura e o funcionamento familiar (Minuchin, 1990), influenciaram na escolha profissional da participante.
Numero de Controle local 197744
Número controle Bibliodata (BIBLIODATA) SC000705064
Assuntos Psicologia
Orientação profissional
Familia
Mito - Aspectos psicologicos