Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
CETD    UFSC    PPSI    0109   
Autor Principal Mezzomo, Juliana
Demais autores Schulze, Clelia Maria Nascimento, orientadora
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina . Programa de Pós-Graduação em Psicologia .
Título Principal O impacto de uma exposição cientifica nas represenações sociais sobre meio ambiente dos alunos do ensino médio [dissertação] / Juliana Mezzomo ; orientadora, Clelia Maria Nascimento Schulze. -
Publicação Florianópolis, 2004.
Descrição Física 164 f. : il. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catrina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Bibliografia : 84-89.
Acesso Eletrônico http://www.tede.ufsc.br/teses/PPSI0109.pdf
Notas de Resumo Esta pesquisa tem como objetivo verificar o impacto de uma exposição científica nas representações sociais sobre meio ambiente dos alunos do ensino médio. Desde a sua origem, nos anos 60, a teoria das representações sociais analisa a difusão da ciência pelos meios de comunicação, ocupando uma posição central nos estudos da divulgação científica e permeando tanto a organização de meios de divulgação como de conteúdos necessários a sua consecução. Uma dimensão importante e presente nas exposições científicas contemporâneas é a abordagem social da ciência e tecnologia. Nessa dimensão, um tema que tem sido privilegiado pelos museus de ciências e professores diz respeito ao meio ambiente. A construção dessa exposição levou em conta a noção de paradigmas ambientais e foi construída de forma a explicitar o contraste entre o homem como excluído ou como parte integrante do meio ambiente. Participaram dessa pesquisa 285 alunos da segunda série do ensino médio de quatro escolas de Florianópolis. A pesquisa foi feita nas escolas e em uma sala de exposições da UFSC. Pode-se dizer que houve um impacto sobre as representações sociais de meio ambiente dos alunos que visitaram a exposição através do surgimento de esquemas estranhos (referentes ao conteúdo da exposição) nessas representações, apontando um crescimento informativo e cognitivo desses alunos. Espera-se poder contribuir com o nível de alfabetização científica dos cidadãos catarinenses, bem como verificar a contribuição da atividade de divulgação científica para a teoria das representações sociais, além de contribuir para o desenvolvimento do campo de pesquisa dessa teoria.
Numero de Controle local 199591
Número controle Bibliodata SC000716732
Assuntos Psicologia
Exposições
Meio ambiente - Exposições
Representações sociais
Divulgação científica