Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
CETD     UFSC     PPSI    0110   
Autor Principal Silva, Andréa Barbará da
Demais autores Camargo, Brigido Vizeu, orientador
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Título Principal A difusão científica da aids na mídia impressa [dissertação] / Andréa Barbará da Silva ; orientador, Brígido Vizeu Camargo. -
Publicação Florianópolis , 2004.
Descrição Física 175 f. : il. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Bibliografia : f. 79-84.
Notas de Resumo Esta pesquisa preocupou-se em estudar o que a mídia impressa (revistas) vem divulgando sobre a AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) entre 1996 e 2002. Os objetivos são verificar a difusão de informação sobre esta doença e identificar as representações sociais deste tipo de mídia sobre esta epidemia. Trata-se de uma pesquisa documental de caráter descritivo. Foram coletados todos os artigos referentes a AIDS (N = 53) publicados em quatro revistas: uma de atualidade (Veja), uma religiosa (Família Cristã) e duas de popularização (Superinteressante e Ciência Hoje). O material textual foi analisado através do programa informático ALCESTE. Os resultados apontam que estas revistas publicam poucos artigos sobre o tema no período considerado. Este estudo constatou que a AIDS é apresentada na revista "Veja" sobretudo como uma doença que atinge pessoas pelas suas relações conjugais resultando em sofrimento dos infectados pelo HIV. A "Família Cristã" enfocou a AIDS como uma doença cercada de preconceitos e sofrimento para os portadores do vírus e resultado do comportamento, atingindo muitas vezes, crianças. A revista "Superinteressante" preocupou-se com as formas de tratamento dos portadores do HIV e a caracterização da doença como uma epidemia mundial. Já a "Ciência Hoje" caracterizou a AIDS como um desafio à atividade científica.
Numero de Controle local 199747
Número controle Bibliodata SC000718204
Assuntos Psicologia
AIDS (Doença) - Aspectos psicologicos
Representações sociais
Imprensa