Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
CETD    UFSC    PPSI    0112   
Autor Principal Xavier, Sílvia Lair Vieira
Demais autores Prado Filho, Kleber, orientador
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina . Programa de Pós-Graduação em Psicologia .
Título Principal Identidade (homos)sexual [dissertação] : uma abordagem crítica / Silvia Lair Vieira Xavier ; orientador, Kleber Prado Filho. -
Publicação Florianópolis, 2003.
Descrição Física 1 v. : il. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Inclui bibliografia.
Acesso Eletrônico http://www.tede.ufsc.br/teses/PPSI0112.pdf
Notas de Resumo Este trabalho configura-se como uma abordagem crítica, uma problematização, de um conceito e de uma categoria, a identidade sexual homossexual, tratando-o como um problema histórico ainda aberto e pertinente à área interdisciplinar das Ciências Humanas. Numa abordagem política da constituição de sujeitos da sexualidade, buscou-se demarcar relações entre o sexo colocado em discurso e um modo de formulação, reconhecimento, ordenação e constituição histórica de uma experiência e de uma subjetividade correlativas ao termo homossexual. Encontrou-se nos trabalhos de Michel Foucault os instrumentos necessários para a construção do percurso metodológico, articulando-se, em uma análise histórica, princípios da arqueologia, da genealogia e da ética. Elegeu-se para a realização desse trabalho a identidade homossexual como um campo de discursos, saberes e práticas que compõem e permitem reafirmar uma determinada experiência histórica da constituição de sujeitos da sexualidade. Tendo em perspectiva as questões do quem somos nós em nosso presente histórico, utilizou-se a rede mundial de computadores, internet, como campo para a pesquisa, considerando sua posição estratégica atual no debate das questões de sexualidade. Foram analisados discursos e práticas relacionados ao tema da homossexualidade das décadas de 70/80 à atualidade, fechando-se com um conjunto de textos denominados Cartilhas, publicados pelo site Mix Brasil, de exposição recente e dirigida a um público homossexual. Foram demarcadas diferentes linhas discursivas na busca por continuidades, transformações e rupturas nos enunciados dessa prática discursiva, servindo ainda à análise de relações entre regras de formação de e normas veiculadas por discursos/práticas e modos de produção de subjetividade. Pode-se acompanhar a identidade homossexual como um modo de problematização d'o que somos que se compõe, se diferencia e se transforma historicamente, constituindo-se como um campo de discursos e práticas que se oferece à subjetivação. Destaca-se, neste campo, o estabelecimento de um modo de subjetivação implicado em sujeição a uma linha política de identificação, em uma conformação subjetiva via identidade.
Numero de Controle local 200097
Número controle Bibliodata SC000721221
Assuntos Psicologia
Homossexualismo - Historia
Identidade sexual
Etica