Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
CETD    UFSC    PPSI    0115   
Autor Principal Bley, Juliana Zilli
Demais autores Kubo, Olga Mitsue, orientadora
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina . Programa de Pós-Graduação em Psicologia .
Título Principal Variáveis que caracterizam o processo de ensinar comportamentos seguros no trabalho [dissertação] / Juliana Zilli Bley ; orientadora, Olga Mistue Kubo. -
Publicação Florianópolis, 2004.
Descrição Física v, 126 f. : tabs. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Inclui bibliografia
Acesso Eletrônico http://www.tede.ufsc.br/teses/PPSI0115.pdf
Notas de Resumo Capacitar trabalhadores para atuar com segurança é importante recurso dos processos de conscientização para a prevenção de acidentes de trabalho. Examinar as condições por meio das quais são planejados e realizados treinamentos e reuniões de segurança permitiu identificar as variáveis que caracterizam o processo de ensinar comportamentos seguros. Foram estudados três tipos de eventos (treinamento de integração, treinamento de comportamentos seguros e reuniões de segurança) oferecidos por duas empresas de alto nível de risco do ramo metalúrgico, situadas no Estado do Paraná. Foram examinados documentos de segurança, os eventos foram observados diretamente e os instrutores que ministraram os eventos e os participantes dos mesmos (operadores e manutensores) foram entrevistados. Os dados permitiram o exame do planejamento e a realização do ensino, as percepções dos funcionários sobre condições de segurança do seu trabalho e de aprendizagem e os tipos de concepções de instrutores e funcionários sobre "comportamentos seguros". Os resultados indicam que a formação insuficiente dos instrutores para atuarem como "agentes de ensino" reflete negativamente na escolha dos métodos de ensino, dos temas e exemplos apresentados e na avaliação da aprendizagem dos participantes. Também permitem inferir que, apesar do alto nível de informações dos funcionários sobre prevenção de acidentes, eles não se consideram capazes de agir sobre os riscos das atividades que desenvolvem. Existem concepções incoerentes sobre "comportamento seguro" utilizadas por instrutores e funcionários, o que evidencia lacunas no processo ensino-aprendizagem utilizado para capacitar trabalhadores a comportarem-se preventivamente.
Numero de Controle local 202040
Número controle Bibliodata SC000736008
Assuntos Psicologia
Segurança do trabalho
Acidentes do trabalho - Prevenção