Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
CETD    UFSC    PPSI    0119   
Autor Principal Silva, André Luiz Picolli da
Demais autores Botome, Silvio Paulo, orientador
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina . Programa de Pós-Graduação em Psicologia .
Título Principal Desenvolvimento de comportamentos profissionais de avaliação em psicologia na formação de psicólogos [dissertação] / André Luiz Picolli da Silva ; orientador, Sílvio Paulo Botomé. -
Publicação Florianópolis, 2004.
Descrição Física 156 f. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Inclui bibliografia
Acesso Eletrônico http://www.tede.ufsc.br/teses/PPSI0119.pdf
Notas de Resumo O grau de eficácia na atuação de um profissional está diretamente relacionado ao grau de precisão de sua formação. No que tange ao profissional de Psicologia, existe uma parte de sua formação que parece ser realizada de modo insuficiente: a formação em relação a avaliação de fenômenos psicológicos. Os profissionais da área de Psicologia estão pouco preparados para realizarem essa prática com alto grau de precisão, o que acaba interferindo negativamente na atuação dos psicólogos. Por essa razão é importante delimitar com maior grau de precisão possível, os comportamentos que precisam ser desenvolvidos na graduação em Psicologia, para que o psicólogo esteja apto a realizar a avaliação de fenômenos psicológicos. Para realizar essa delimitação, foi considerada a noção de comportamento como sendo as relações entre um sujeito, suas ações e o ambiente. A partir dessa noção, foi examinada a formação do psicólogo em três diferentes universidades do país, nas quais, foram realizados exames nos nomes e nos objetivos de ensino das disciplinas relacionadas a avaliação de fenômenos psicológicos. Os resultados dos exames indicaram que a formação em relação a essa prática profissional é realizada com baixo grau de precisão. Entretanto, mesmo com essa constatação, os exames realizados proporcionaram condições para propor uma alternativa à formação realizada. Assim, foi possível concluir o estudo, com a delimitação de um conjunto de comportamentos considerados necessários para que o profissional esteja preparado para realizar, com um suficiente grau de aptidão, a prática de avaliação de fenômenos psicológicos.
Numero de Controle local 202472
Número controle Bibliodata SC000735524
Assuntos Psicologia
Psicologos
Formação profissional
Aprendizagem