Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
CETD    UFSC    PPSI    0116   
Autor Principal Baumer, Carla Maria Wojcikiewicz Caldas
Demais autores Cruz, Roberto Moraes, orientador
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina . Programa de Pós-Graduação em Psicologia .
Título Principal Fatores de risco do trabalho associados ao histórico de dependência ou abuso de substâncias psicoativas [dissertação] / Carla Maria Wojcikiewicz Caldas Baumer ; orientador, Roberto Moraes Cruz. -
Publicação Florianópolis, 2004.
Descrição Física xi, 124 f. : tabs. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Inclui bibliografia
Acesso Eletrônico http://www.tede.ufsc.br/teses/PPSI0116.pdf
Notas de Resumo A presente pesquisa teve como objetivo caracterizar os fatores de risco do trabalho, associados ao histórico de dependência ou abuso de substâncias psicoativas. Para tanto foi construído um instrumento denominado Inventário dos Fatores de Risco do Trabalho Associados ao Abuso de Substâncias Psicoativas, que se constituiu de uma escala tipo Likert, composta de 62 afirmativas, criadas a partir do levantamento bibliográfico a respeito do tema, e de um questionário estruturado destinado à investigação das variáveis sócio-ocupacionais e de consumo de drogas. A população foi composta por 125 indivíduos diagnosticados como dependentes ou abusadores de substâncias psicoativas, pacientes de 4 centros de recuperação e membros da irmandade Alcoólicos Anônimos da Grande Florianópolis. Foi realizada uma revisão dos conceitos de abuso e dependência de substâncias psicoativas, trabalho, estresse, além da elaboração do estado da arte da relação entre os temas propostos. Os resultados obtidos apontam fatores associados à organização do tempo de trabalho, pressão, rotina, controle, ganhos financeiros, desemprego e exigência física como sendo de alto risco para o abuso e a dependência de substâncias psicoativas, quando em consonância com os demais sintomas cognitivos, comportamentais e fisiológicos característicos da dependência.
Numero de Controle local 202483
Número controle Bibliodata SC000735583
Assuntos Psicologia
Abuso de substâncias
Abuso de substâncias
Trabalho - Aspectos psicologicos