Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
CETD    UFSC    PPSI    0120   
Autor Principal Zanatta, Daniela
Demais autores Abreu, Jose Luiz Crivelatti de, orientador
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina . Programa de Pós-Graduação em Psicologia .
Título Principal Organização, condições do trabalho e percepção de riscos à saúde por parte dos trabalhadores [dissertação] : um estudo em uma indústria cerâmica / Daniela Zanatta ; orientador, José Luiz C. de Abreu. -
Publicação Florianópolis, 2002.
Descrição Física 1 v. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Inclui bibliografia
Acesso Eletrônico http://www.tede.ufsc.br/teses/PPSI0120.pdf
Notas de Resumo Organização, condições de trabalho e percepção de riscos à saúde percebidos por parte dos trabalhadores buscou investigar os riscos de saúde observados pelos trabalhadores de uma indústria cerâmica da região sul do estado de SC. Estes riscos estariam relacionados as características das condições e da organização do trabalho. Participaram da pesquisa 46 trabalhadores, divididos por setores e turnos de trabalho, utilizando entrevistas semi-estruturadas. Os resultados da pesquisa indicaram que os aspectos das condições e da organização do trabalho, que segundo a percepção dos trabalhadores, influenciam na saúde, são ruído e poeira excessivos, riscos de acidentes e contato com substâncias químicas, controle e cobrança, falta de valorização e perspectivas de crescimento, trabalho em turnos alternados e repercussões do trabalho na vida pessoal. Tais aspectos indicaram prejuízos à saúde física, como perda auditiva e um estágio inicial de mal estar caracterizado por nervosismo , irritabilidade, indisposição e cansaço que podem ser indicadores de prejuízos à saúde . Discute-se as influências das condições e da organização do trabalho como agentes prejudiciais à saúde dos trabalhadores.
Numero de Controle local 202492
Número controle Bibliodata SC000733157
Assuntos Psicologia
Trabalho - Organização
Saude e trabalho
Trabalho - - Aspectos fisiologicos