Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
CETD    UFSC    PPSI    0127   
Autor Principal Pesca, Andréa Duarte
Demais autores Takase, Emilio, orientador
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina . Programa de Pós-Graduação em Psicologia .
Título Principal Intervenção psicológica em um trabalho interdisciplinar na recuperação de atletas lesionados de futebol [dissertação] / Andrá Duarte Pesca ; orientador, Emílio Takase.-
Publicação Florianópolis, 2004.
Descrição Física 116 f. : grafs., tabs. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Inclui bibliografia
Acesso Eletrônico http://www.tede.ufsc.br/teses/PPSI0127.pdf
Notas de Resumo A presente pesquisa teve como objetivo verificar a intervenção psicológica (técnica de relaxamento progressivo, estabelecimento de metas, visualização e respiração profunda), através de um trabalho interdisciplinar entre o psicólogo e o fisioterapeuta auxiliando na recuperação de atletas lesionados.O estudo foi realizado com três atletas lesionados, com idade compreendida entre 17 e 21 anos e vinculados a um clube de futebol profissional da capital de Santa Catarina. Os três atletas foram submetidos à intervenção psicológica durante sua reabilitação.No primeiro contato dos atletas com a psicóloga foi a aplicação de um questionário para obter informações sobre este atleta e o momento de sua lesão. Responderam dois testes: a) para avaliar o grau de ansiedade, o teste IDATE e b) outro para analisar o grau de estresse, teste STRESS ADULTO. Assim, concluiu-se que: nos três casos houve a diminuição do grau de ansiedade e aumento da autoconfiança. O grau de estresse foi minimizado no caso do atleta 3 que, também, mostrou uma melhora nos pensamentos e mesmo com complicações se recuperou dentro do tempo previsto. O atleta 1 se recuperou doze dias antes do tempo médio previsto. Os resultados mais marcantes foram: a empatia dos profissionais por parte dos atletas e a satisfação dos mesmos pelo trabalho interdisciplinar entre psicóloga e fisioterapeuta durante a recuperação, e a importância da interação entre estes dois profissionais para a melhora na reabilitação dos atletas.
Numero de Controle local 203422
Número controle Bibliodata SC000746097
Assuntos Psicologia
Jogadores de futebol - Ferimentos e lesões - Aspectos psicologicos
Ansiedade
Stress (Psicologia)
Relaxamento