Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
CETD    UFSC    PPSI    0130   
Autor Principal Cardoso, Gizelle Regina
Demais autores Prado Filho, Kleber, orientador
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina . Programa de Pós-Graduação em Psicologia .
Título Principal Estou desempregado, não desesperado : [dissertação] : a vivência do desemprego para trabalhadores desempregados frequentadores do SINE da cidade de Florianópolis / Gizelle Regina Cardoso ; orientador, Kleber Prado Filho. -
Publicação Florianópolis, 2004.
Descrição Física 174 f. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Inclui bibliografia
Acesso Eletrônico http://www.tede.ufsc.br/teses/PPSI0130.pdf
Notas de Resumo Este trabalho investiga a vivência do desemprego para trabalhadores desempregados da cidade de Florianópolis freqüentadores do SINE (Sistema Nacional de Emprego). Foi realizada uma aproximação com esta instituição, com o objetivo de observar e compor o grupo de participantes da pesquisa. Neste momento, foram contatados 38 trabalhadores, sendo oito deles entrevistados. A coleta de informações foi organizada a partir de cinco campos de entrevista: 1) história pessoal e história profissional; 2) a rotina, a busca pelo emprego e as dificuldades; 3) mudança na vida dos trabalhadores: implicações do desemprego; 4) superando as dificuldades; e 5) síntese. No terceiro campo: "mudança na vida dos trabalhadores: implicações do desemprego" utilizou-se como referência para as possíveis conseqüências do desemprego o modelo de Caldas (2000), que propõe diferentes aspectos que podem ser atingidos pelo desemprego: emocional, psicológico, físico, comportamental, familiar, econômico, profissional ou social, sendo que os dois primeiros são reunidos no mesmo campo, devido à sua sutil delimitação.
Numero de Controle local 204234
Número controle Bibliodata SC000769161
Assuntos Psicologia
Desemprego - Florianopolis (SC)
Desempregados - Florianopolis (SC) - Aspectos psicologicos