Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
CETD    UFSC    PPSI    0125   
Autor Principal Cardozo, Marli Terezinha Silveira
Demais autores Soares, Dulce Helena Penna, 1957- orientadora
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina . Programa de Pós-Graduação em Psicologia .
Título Principal Gente jovem no cenário da vida contemporânea : [dissertação] : a produção de sentidos no processo de escolha profissional através das manifestações em arte / Marli Terezinha Silveira Cardozo ; orientadora, Dulce H. P. Soares. -
Publicação Florianópolis, 2002.
Descrição Física x, 127 f. : il. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Inclui bibliografia
Acesso Eletrônico http://www.tede.ufsc.br/teses/PPSI0125.pdf
Notas de Resumo Este estudo trata de esclarecer os modos subjetivos de escolha dos jovens quando relacionados com o universo do trabalho, no cenário da nossa época histórica. A referência central para a discussão sobre a adolescência # imagem configurada do período de vida do jovem em processo de escolha profissional # no contexto do mundo ocidental contemporâneo é de Calligaris e sua noção de moratória versus autonomia. Orientando-se no rastro de Erik Erikson. A principal fonte de investigação dessa pesquisa é o conjunto das produções dos jovens, através dos recursos escolhidos das manifestações em arte: fotografia, artes plásticas, cinema, música e texto literário. Uma pesquisa que enquanto se ocupa dos aspectos sensíveis da subjetividade, visa um trabalho diferenciado nos seus fundamentos e procedimentos em Orientação Profissional. Quer tirar a arte do seu lugar de culto e inseri-la no mundo. Tratá-la como uma possibilidade de prática cotidiana capaz de criar novos e significativos sentidos na vida das pessoas, ao mesmo tempo em que prioriza a construção de conhecimento: conduzindo também à relação de reciprocidade entre indivíduo e sociedade, histórias e História. As idéias de Bohoslavsky ofereceram o contexto para elaborar uma estratégia de pesquisa.A tentativa de construção das análises se faz sobre três dicotomias básicas, impondo ainda algumas questões, sobre o limite dessas mesmas dicotomias. O explícito / implícito, o visível versus invisível e da repercussão e ressonância. Para compreendê-las procurou-se dialogar com autores, aprofundando a interlocução com Bachelard, Bohoslavski e Arendt, ampliando-se as possibilidades de análise mediante articulações com estudos nas obras de Benjamim, Bermann, Chauí e outros. O processo de pesquisa consistiu na escuta, reflexão e registro das significações dadas pelos jovens à escolha profissional, por meio dos sentidos produzidos nas suas relações com as expressões escolhidas em arte moderna, no grupo. Além do método, este estudo articula a pesquisa bibliográfica aos passos da análise e da interpretação. O diálogo contínuo entre o sentido dado pelo contexto teórico e a pesquisa propriamente dita, significada pela experiência do grupo em OP, possibilita a comunicação dos resultados # conforme a hermenêutica desenvolvida por Spink.
Numero de Controle local 204235
Número controle Bibliodata SC000769194
Assuntos Psicologia
Orientação profissional
Subjetividade