Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
CETD    UFSC    PPSI    0124   
Autor Principal Estevão, Luciano Pedro
Demais autores Zanella, Andrea Vieira, orientadora
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina . Programa de Pós-Graduação em Psicologia .
Título Principal Abrindo as cortinas da escola para o espetáculo que vai começar : [dissertação] : investigando o processo de aprender e ensinar por meio de projetos de pesquisa / Luciano Pedro Estevão ; orientadora, Andréa Vieira Zanella. -
Publicação Florianópolis, 2004.
Descrição Física 1 v. : il. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Inclui bibliografia
Acesso Eletrônico http://www.tede.ufsc.br/teses/PPSI0124.pdf
Notas de Resumo Esta pesquisa objetiva compreender como ocorre e quais as características do processo de aprender e ensinar via prática pedagógica de projetos de pesquisa. A investigação foi desenvolvida junto a uma turma de 1o. ano do Ensino Médio de um colégio particular da cidade de Itajaí # SC, tendo como sujeitos coadjuvantes 37 alunos e como protagonistas uma aluna e um professor desta classe. Para a coleta de informações utilizou-se a videografia, diário de campo e entrevista com os protagonistas. As filmagens ocorreram em sala de aula, e fora do contexto escolar. Foram filmadas dez sessões em sala de aula com foco nas atividades do professor e da aluna e dez sessões da aluna fora do contexto escolar desenvolvendo atividades relacionadas ao seu projeto de pesquisa. Para a análise das filmagens recorri à análise de conteúdo, procedimento este que possibilitou a categorização das atividades relacionadas no projeto de pesquisa engendradas tanto pelo professor como pela aluna. Como resultado da análise, foram identificadas 55 atividades características, sendo 27 da prática docente em sala de aula, 18 da prática discente em sala de aula e 10 da prática discente fora do contexto escolar. Com isso constatei que a proposta de aprender e ensinar via projeto de pesquisa só se viabiliza através das relações interpessoais estabelecidas pelos alunos e destes com os professores por intermédio de ações e atividades tanto intencionalmente limitadas quanto espontâneas. Assim, por meio da apropriação das significações dessas atividades, das quais participam na condição de autores e atores, alunos e professores se constituem enquanto sujeitos na escola e na sociedade.
Numero de Controle local 204293
Número controle Bibliodata SC000769275
Assuntos Psicologia
Ensino de segundo grau
Pratica de ensino
Aprendizagem
Projetos - Pesquisa