Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
CETD    UFSC    PPSI    0137   
Autor Principal Ascama, Mirtha Juana Orrillo
Demais autores Silva, Narbal, orientador
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina . Programa de Pós-Graduação em Psicologia .
Título Principal Atuação do psicólogo e de outros profissionais no coaching em organizações de trabalho [dissertação] / Mirtha Juana Orrillo Ascama ; orientador, Narbal Silva. -
Publicação Florianópolis, 2004.
Descrição Física 135 f. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Inclui bibliografia
Acesso Eletrônico http://www.tede.ufsc.br/teses/PPSI0137.pdf
Notas de Resumo Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de caracterizar a atuação do psicólogo e de outros profissionais no coaching nas organizações de trabalho. O método adotado visou caracterizar o fenômeno estudado a partir das perspectivas dos psicólogos e dos outros profissionais participantes da pesquisa. A forma como se coletaram os dados foi por meio de entrevista, por meio de questionários via Internet e por telefone. Aos profissionais que se contatou pessoalmente se aplicou um roteiro de perguntas elaborado previamente, aos profissionais que se contatou por Internet se enviou o mesmo roteiro de perguntas a seus endereços eletrônicos e aos profissionais que se contatou por telefone forma feitas as mesmas perguntas do roteiro e anotadas suas respostas. A fim de maximizar a confiabilidade das respostas dadas pelos profissionais pesquisados se voltou a ter contato eletrônico mais de três vezes com cada pesquisado, esses novos contatos eletrônicos permitiram que cada profissional pesquisado acrescentasse mais informação sobre suas próprias respostas. Aplicou-se o questionário de perguntas a dois psicólogos, dois administradores, um advogado, um químico, um cientista político e um engenheiro elétrico. Para analisar os conteúdos extraídos das respostas de cada profissional pesquisado, os conteúdos se sistematizaram conforme os princípios da análise de conteúdo. As opiniões compartilhadas pelos pesquisados se referem aos tópicos: trabalho em equipe nos ambientes organizacionais e desenvolvimento pessoal do cliente. O estudo também revela que o desempenho da equipe e o desempenho do cliente são assuntos que os pesquisados vêm como necessidades que precisam ser atendidas com coaching. A elaboração de objetivos realistas nas sessões de coaching é também considerada como um tópico que é compartilhado pelos participantes da pesquisa. Dentro das singularidades apresentadas pelas opiniões dos pesquisados destacam-se: o caso dos trainees como uma forma de coaching planejado, a caracterização dos termos mentoring e counseling e o destaque da (psicologia, administração, filosofia, espiritualidade e finanças) como áreas mais importantes para a prática de coaching. As análises feitas na pesquisa tentaram mostrar as aproximações e as diferenças nas atuações dos coaches participantes da pesquisa, dando maior ênfase à atuação do profissional psicólogo. As diferenças percebidas aparecem vinculadas às particularidades da formação e área de atuação de cada profissional que faz coaching.
Numero de Controle local 206975
Número controle Bibliodata SC000777243
Assuntos Psicologia
Trabalhadores - Treinamento
Psicologos