Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
CETD    UFSC    PPSI    0138   
Autor Principal Hinckel, Leyza Schulze
Demais autores Scotti, Sergio, orientador
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina . Programa de Pós-Graduação em Psicologia .
Título Principal A articulação do sujeito : [dissertação] : uma análise psicanalítica da fala de afásicos no processo de reconstrução de sua linguagem / Leyza Schulze Hinckel ; orientador, Sérgio Scotti. -
Publicação Florianópolis, 2004.
Descrição Física ii, 106 f. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Inclui bibliografia
Acesso Eletrônico http://www.tede.ufsc.br/teses/PPSI0138.pdf
Notas de Resumo Esta dissertação tem como ponto de partida a análise do discurso de dois sujeitos afásicos. Os casos aqui apresentados referem-se à prática clínica e investigativa de Coudry (1996). Através da Análise do Discurso buscou-se retomar os casos de Coudry e considerá-los a partir da perspectiva psicanalítica. A análise dos diálogos entre os sujeitos P e N com Coudry foi orientada pela teoria lacaniana da constituição do sujeito. Diante disso constatou-se na fala dos afásicos em questão a presença de um sujeito que insiste mesmo na falha de linguagem produzida pela afasia. A relação terapêutica promovida por Coudry em seu contato com esses sujeitos é de fundamental importância, pois é através dessa relação que os afásicos encontram suporte para a reconstrução de sua linguagem. Um estudo sobre as afasias permite compreender melhor a psicanálise. Levar em conta as afasias sob uma perspectiva psicanalítica possibilita considerar o sujeito, um sujeito que se constitui pela linguagem.
Numero de Controle local 207023
Número controle Bibliodata SC000777278
Assuntos Psicologia
Psicanalise
Analise do discurso
Afasia