Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
CETD    UFSC    PPSI    0141   
Autor Principal Costa, Fabiola Cirimbelli Burigo, 1963-
Demais autores Zanella, Andrea Vieira, orientadora
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina . Programa de Pós-Graduação em Psicologia .
Título Principal O olho que se faz olhar : [dissertação] : os sentidos do espaço estético do Colégio de Aplicação da UFSC para alunos do ensino fundamental / Fabíola Cirimbelli Búrigo Costa ; orientadora, Andréa Vieira Zanella. -
Publicação Florianópolis, 2004.
Descrição Física 306 f. : il., grafs., tabs. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Inclui bibliografia
Acesso Eletrônico http://www.tede.ufsc.br/teses/PPSI0141.pdf
Notas de Resumo Esta dissertação teve como objetivo investigar os sentidos do "Espaço Estético do Colégio de Aplicação da UFSC" para alunos de 8ª série do Colégio de Aplicação, visando analisar como estes significam o processo de alfabetização estético-artístico-visual a que foram submetidos. Investigar também se, como e de que maneira este espaço provoca mudanças no olhar estético de quem por ali transita. Os aportes teóricos da Psicologia Histórico-Cultural de Lev Semenovich Vygotski e interlocutores, bem como a proposta Triangular do Ensino de Arte de Ana Mae Barbosa são fundamentações para a realização do presente estudo. Na dinâmica de investigação, foram utilizados como procedimentos para a coleta de informações: entrevistas com onze alunos, observações in loco e documentos, sendo a análise de conteúdo utilizada para a análise, interpretação e compreensão das informações obtidas. Constatou-se a importância de espaços estéticos, artísticos, didáticos e pedagógicos em contextos escolares por possibilitarem o acesso ao universo da produção estético-artístico-visual, criando condições para que alunos e comunidade escolar vivenciem experiências significativas através da exposição da produção, da fruição dessas formas e das reflexões provenientes da relação arte-vida, expandindo, na dialogia com o outro, valores e conceitos culturais, estéticos, artísticos visuais e éticos. Considerando que a função da escola é não apenas a de socializar conhecimentos científicos, mas também a de possibilitar a constituição de sujeitos críticos, criativos e transformadores da realidade, de forma que os alunos possam interpretar o mundo e nele deliberadamente intervir, buscamos com esta pesquisa contribuir para a construção de uma escola em que a dimensão ética e estética seja valorizada, onde a expressividade do sujeito seja permitida e onde o conhecimento já sistematizado seja tratado de forma histórica e em sua condição polissêmica.
Numero de Controle local 207627
Número controle Bibliodata SC000781143
Assuntos Universidade Federal de Santa Catarina. Colégio de Aplicação.
Psicologia
Arte - Estudo e ensino
Estética