Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
CETD    UFSC    PPSI    0140   
Autor Principal Gomes, Ana Rubia Wolf
Demais autores Kubo, Olga Mitsue, orientadora
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina . Programa de Pós-Graduação em Psicologia .
Título Principal Características da interação psicoterapêutica entre criança com paralisia cerebral, terapeutas e cavalo em sessões de equoterapia [dissertação] / Ana Rubia Wolf Gomes ; orientadora, Olga Mitsue Kubo. -
Publicação Florianópolis, 2004.
Descrição Física 1 v. : grafs. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Inclui bibliografia
Notas de Resumo Importantes descobertas sobre os benefícios da relação de pessoas com animais têm sido feitas nos últimos 15 anos do século XX. Uma relação em particular entre pessoas e cavalo tem sido utilizada e difundida nos meios profissionais pelos benefícios apresentados. Por ser um recurso valioso de intervenção, e por constituir em área de estudo recente, é justificada a relevância social e científica de produzir conhecimento sobre as características da interação psicoterapêutica entre uma pessoa com paralisia cerebral, terapeutas e cavalo em sessões de Equoterapia. Foram feitas observações diretas das interações entre uma criança com paralisia cerebral, terapeutas e cavalo ocorridas em seis sessões de Equoterapia. A análise das interações permitiu identificar as respostas da criança e a natureza da classe de estímulos antecedentes e conseqüentes às respostas apresentadas. Os dados possibilitam caracterizar de maneira mais precisa a natureza das relações estabelecidas entre criança, terapeutas e cavalo e elucidar, ainda que parcialmente, as funções que cada um no contexto terapêutico. A melhor caracterização dessas relações possibilitou igualmente identificar lacunas na formação dos profissionais que lidam com pessoas com necessidades educativas especiais e conseqüente questionamento acerca da responsabilidade de quem forma esses profissionais.
Numero de Controle local 207666
Número controle Bibliodata SC000781178
Assuntos Psicologia
Educação especial
Paralisia cerebral nas criancas
Criancas com lesões cerebrais - Educação
Educação especial
Equoterapia