Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
CETD    UFSC    PPSI    0154   
Autor Principal Prado, Alessandra Bonassoli
Demais autores Vieira, Mauro Luis, orientador
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina . Programa de Pós-Graduação em Psicologia .
Título Principal Semelhanças e diferenças entre homens e mulheres na compreensão do comportamento paterno [dissertação] / Alessandra Bonassoli Prado ; orientador, Mauro Luís Vieira. -
Publicação Florianópolis, 2005.
Descrição Física xiii, 142 f. : grafs., tabs. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Inclui bibliografia
Acesso Eletrônico http://www.tede.ufsc.br/teses/PPSI0154.pdf
Notas de Resumo O objetivo da presente pesquisa foi identificar a natureza da percepção de jovens adultos com e sem filhos sobre comportamento paterno e as principais práticas e expectativas de pais e mães com relação aos filhos. Participaram do estudo 202 jovens universitários sem filhos e 30 casais com pelo menos um filho. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de escalas de estilo paterno e entrevistas. Foram utilizadas testes paramétricos e análise de conteúdo para apreciação dos dados. Foi constatado: a) existe diferença significativa na concepção de homens e mulheres universitários sobre o que seja o comportamento ideal para a interação o pai-criança, mas não para o real; b) os estudantes apresentaram dificuldades em estimar qual seria o comportamento real do pai; c) casais com filhos apresentam concepções semelhantes sobre o que seria o comportamento ideal; d) pessoas com filhos avaliam mais positivamente o comportamento paterno; e) os casais possuem expectativas semelhantes para as metas de socialização de crianças. Conclui-se que a experiência de ter filhos interfere na compreensão do comportamento paterno. As diferenças entre homens e mulheres na compreensão de estilo paterno ideal se acentuam em pessoas que não possuem filhos. Existe concordância entre o pai e a mãe sobre o ideal de comportamento paterno e as principais práticas e expectativas na educação de crianças.
Numero de Controle local 211612
Número controle Bibliodata SC000793486
Assuntos Psicologia
Pai - Comportamento
Jovens
Percepção